Links Úteis
 
 
 
 
 
 
64º Conad divulga moções e relatório final do encontro
Data: 07/08/2019

Após os debates realizados no 64º Conselho Nacional do ANDES-SN (Conad), realizado de 11 e 14 de julho em Brasília (DF), os delegados e delegadas aprovaram uma série de moções. Entre elas está a moção de repúdio contra os ataques do presidente Jair Bolsonaro à educação. O ANDES-SN também divulgou o relatório final  do 64º Conad (confira abaixo), que teve como tema "Em defesa da educação pública, dos direitos sociais e das liberdades democráticas".

Uma das muitas medidas do governo federal que atentam à autonomia universitária é a nomeação de reitores sem respeitar a votação feita pela comunidade acadêmica, ao contrário do que vinha sendo feito nos últimos 15 anos.

“Manifestamos repúdio às nomeações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro dos reitores da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), bem como da reitora pro tempore da Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD), sem que os nomeados e as nomeadas sequer tenham participado do processo de consulta à comunidade universitária. Esses atos representam um ataque direto à autonomia das universidades públicas do Brasil”, diz trecho da nota.

Outra moção aprovada foi a de repúdio às declarações do ministro Abraham Weintraub, do Ministério da Educação (MEC) e aos cortes na educação anunciados pelo governo. “As delegadas e delegados do 64º Conad do ANDES-SN, realizado em Brasília (DF), no período de 11 a 14 de julho de 2019, manifestam total repúdio às declarações do ministro da Educação Abraham Weintraub contra a educação pública (qualificando suas atividades como balbúrdia), o anúncio de cortes de 30% do orçamento de custeio das universidades, dos institutos e dos CEFET”.



Fonte: ADUA-SSind. com informações do ANDES-SN
Compartilhe com seus amigos:
Twittar Compartilhar
 
Comentários
 
Deixe seu comentário aqui:
 
Nome: 
Email (não será divulgado): 
Comentário (sujeito a moderação): 

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]