Links Úteis
 
 
 
 
 
 
GT do ANDES-SN elabora agenda com ações sobre Gênero e Diversidade ainda neste semestre
Data: 13/04/2018

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) encaminhou às seções sindicais, nesta quinta-feira (12), o relatório do Grupo de Trabalho de Política de Classe para as Questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS), cujo encontro ocorreu nos dias 17 e 18 de março, em Brasília. Naquela ocasião, o GT elaborou uma agenda com ações a serem desenvolvidas ainda neste 1º semestre de 2018.

Conforme informações contidas na Circular nº 111/18, antes de discutir as ações, a Coordenação do GTPCEGDS apresentou os informes sobre a participação nos atos contra a PEC nº 181/2015, o lançamento da Cartilha em vários Estados, a exemplo de Foz do Iguaçu, Roraima e Piauí; os atos de rua do dia 8 de março (8M) além do lançamento dos documentários e distribuição das cartilhas de combate às opressões e ao assédio.

Enquanto estiver em discussão o projeto, uma das ações é acompanhar a tramitação da PEC 181/15, que dispõe sobre licença-maternidade em caso de parto prematuro, aprovados pela Comissão Especial no Congresso Nacional, a qual inseriu dois artigos que tratam da proteção da vida desde a concepção e impedem a realização do aborto nos casos de estupro, risco de morte ou feto anencéfalo.

Outra estratégia é intensificar a luta pela implementação de políticas públicas de saúde direcionadas aos direitos sexuais e reprodutivos para atender com integralidade as necessidades e escolhas da mulher, inclusive em caso de aborto. Para isso, a proposta é promover, ainda neste semestre, um encontro sobre a maternagem e os direitos sexuais e reprodutivos.

Na graduação e na pós-graduação, a ideia é fazer um levantamento nas IES, em parceria com as seções sindicais, sobre as disciplinas relacionadas às questões étnico-raciais, de gênero e diversidade sexual na graduação e pós-graduação, para que haja mais inserção de conteúdo a respeito desse e de outros assuntos.

Fonte:
ADUA
Compartilhe com seus amigos:
Twittar Compartilhar
 
Comentários
 
Deixe seu comentário aqui:
 
Nome: 
Email (não será divulgado): 
Comentário (sujeito a moderação): 

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]