Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Negritude na Universidade e Reforma do Ensino Médio são temas do 2º Ciclo de Debates
Data: 06/11/2017

Quase nove meses após ter sido implementada via Medida Provisória (MP), a Reforma do Ensino Médio ainda suscita questionamentos em virtude de seu caráter impositivo e excludente. Esse é um dos assuntos do 2º Ciclo de Debates, no próximo dia 21. A Negritude na Universidade será tema de uma mesa-redonda no evento organizado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA). A atividade acontece no auditório Paulo Burheim, no Setor Sul da Ufam.

A mesa sobre a Reforma do Ensino Médio será coordenada pela pós-doutora e professora do Departamento de História da Ufam, Patricia Sampaio e
terá a participação das professoras doutoras Sandra Regina Garcia, da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR), e Silvia Conde (Ufam), respectivamente palestrante e debatedora no evento. A atividade conta também  com os demais representantes dos movimentos. O debate terá início às 15h.

Sandra exerceu a função de Coordenadora Geral do Ensino Médio no Ministério da Educação (MEC), de 2011 a 2014. Já Silvia é docente do Departamento de Planejamento da Faculdade de Educação (Faced) e integra um Grupo de Estudos da Contrarreforma do Ensino Médio. Em agosto deste ano, a docente concedeu entrevista à ADUA sobre os impactos da contrarreforma do Ensino Médio.

Mesa-redonda

No mesmo dia, às 17h, irá ocorrer a mesa-redonda com tema ‘Negritude e Universidade: Cenários e Perspectivas na Ufam’, com a professora Patrícia Sampaio, a estudante Renilda Costa, o integrante do Movimento Afro Amazonas, Juarez Silva, e do Coletivo Feminista Baré e Rede Fulanas, Raescla Ribeiro.

A programação do 2º Ciclo de Debates encerra com o lançamento das cartilhas ‘A Contrarreforma do Ensino Médio: o caráter excludente: o caráter excludente, pragmático e imediatista da Lei nº 13.415/2017’ e ‘Em Defesa do direito das Mulheres, dos indígenas, das/os negras/os e das/os LGBTs’, produzidas pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN).

Fonte:
ADUA
Compartilhe com seus amigos:
Twittar Compartilhar
 
Comentários
 
Deixe seu comentário aqui:
 
Nome: 
Email (não será divulgado): 
Comentário (sujeito a moderação): 

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 3088-7009 / 3305-4103.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]