Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
12/03/2018
Campus da Ufam em São Gabriel da Cachoeira levanta questionamentos

"Os indicativos são claros de que há forças políticas e empresariais locais interessadas em invadir e ocupar as terras indígenas para a mineração”. A avaliação é do antropólogo e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Lino João de Oliveira Neves, sobre o interesse da Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira (Alto Rio Negro) em fomentar a instalação do Campus da Ufam no município. A Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) também se manifestou a respeito do caso e criticou a falta de transparência no processo. Apesar das constatações negativas, a Ufam lançou, no dia 30 de janeiro deste ano, a pedra fundamental do Campus.

09/03/2018
União para barrar retrocessos do governo é luta central da categoria

“Fortalecer a unidade de ação com os setores dispostos a barrar e revogar as contrarreformas. Construir as lutas e a greve do funcionalismo público federal, estadual e municipal em defesa da educação e dos serviços públicos e da garantia de direitos, rumo a uma nova Greve Geral. Fora Temer. Nenhum direito a menos”. Este é o tema central da luta dos professores de instituições de Ensino Superior neste ano, definido durante o 37º Congresso do ANDES-SN. O encontro, realizado de 22 a 27 de janeiro, em Salvador (BA), reuniu mais de 500 docentes – incluindo a delegação da ADUA –, sendo o maior público entre todas as edições.

08/03/2018
Centenas de mulheres marcham em Manaus contra o machismo e a retirada de diretos

Centenas de mulheres foram às ruas em Manaus para protestar contra o machismo, a exploração e a ainda gritar contra a retirada de direitos implementada pelo governo federal, com apoio do Legislativo e do Judiciário brasileiro. Durante a marcha, que percorreu as principais ruas do Centro da capita, o grito “Fora Temer” ecoou várias vezes, após contundentes falas de valorização da luta feminina pelas liberdades individuais e pelos direitos duramente conquistados.

08/03/2018
Coordenação Nacional da CSP-Conlutas discute conjuntura para organização das lutas, neste fim de semana

Após um início de ano agitado por várias lutas e fatos como a suspensão da votação da Reforma da Previdência e a intervenção federal no Rio de Janeiro, a Coordenação Nacional da CSP-Conlutas reúne-se neste final de semana (9, 10 e 11) para discutir a conjuntura e definir a organização das lutas no próximo período. A reunião irá ocorrer no hotel Nikkey Palace, na Rua Galvão Bueno, 425, Liberdade, São Paulo (SP).

08/03/2018
ADUA encaminha orientações sobre Assembleia Geral para docentes dos campi

A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA) encaminhou nesta quarta-feira (7), por meio da Secretaria da seção sindical, orientações sobre a Assembleia Geral prevista para ocorrer na próxima semana na capital e nos demais campi. Um dos itens da pauta são as eleições para a diretoria do sindicato, gestão 2018-2020.

07/03/2018
Atos e paralisações vão ser realizados pelo Brasil neste dia 8 de março

Nesta quinta-feira (8), Dia Internacional de Luta das Mulheres Trabalhadoras, estão sendo preparados atos, assembleias e paralisações para marcar a luta no combate à violência de gênero, ao machismo e aos ataques dos governos e dos patrões. A CSP-Conlutas e a Rede Internacional de Solidariedade e de Lutas integram esse chamado e farão atos e paralisações neste dia.

07/03/2018
Mais de 40 países irão às ruas contra o machismo e os ataques dos governos

Conforme páginas nas redes sociais, em ao menos 44 países devem ocorrer atos e greves, como Brasil, Argentina, Alemanha, Austrália, Bolívia, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Portugal, Turquia, Ucrânia e Venezuela.

06/03/2018
ANDES-SN divulga nota em defesa dos docentes da UFBA

O Sindicato Nacional dos Docentes da Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) divulgou nesta quinta-feira (5) em defesa da autonomia universitária e contra a criminalização dos docentes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), cuja categoria vem sofrendo insistentes ataques de grupos de direita alinhados a movimentos fascistas.

06/03/2018
Criminalização do trabalho docente entra na pauta de GT do ANDES-SN dia 05 de abril

O Grupo de Trabalho de Política e Formação Sindical (GTPFS) do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) tem encontro marcado no dia 5 de abril deste ano, na cidade de Rio Branco. Um dos itens da pauta da reunião é a criação de uma comissão para discutir a criminalização do trabalho docente. A convocatória foi encaminhada nesta quinta-feira (5) pelo Sindicato Nacional às seções sindicais, por meio da Circular nº 054/18.

06/03/2018
ANDES emite nota de repúdio à degradação de faixa da UFRJ contra a intervenção militar

O Sindicato Nacional dos Docentes da Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) divulgou, nesta terça-feira (6), uma nota de repúdio à depredação da faixa contra a intervenção militar colocada no ex-Canecão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O caso ocorreu no último sábado (4).

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 3088-7009 / 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]