Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
10/10/2017
37º Congresso do ANDES-SN: envio de contribuições segue até 14 de novembro

O 37º Congresso do ANDES-SN será realizado de 22 a 27 de janeiro de 2018, no Campus I, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A atividade terá como tema central “Em defesa da educação pública e dos direitos da classe trabalhadora - 100 anos da reforma universitária de Córdoba”.

09/10/2017
Grupo de trabalho do ANDES-SN propõe enfrentamento às medidas governamentais como importante eixo de luta

Conforme o relatório da reunião, encaminhado via Circular nº 334/17, na última sexta-feira (6), às seções sindicais vinculadas ao Sindicato Nacional, é necessário manter o diálogo permanente com as centrais, confederações, federações e sindicato, movimentos populares da cidade e do campo, para que seja pautada, de maneira conjunta, uma agenda de atividades e de mobilizações nacionais nos fóruns mais amplos de construção da luta para revogar medidas autoritárias como a Emenda Constitucional 95/2016, que congela os investimentos públicos nas áreas sociais por 20 anos.

09/10/2017
Setor das Ifes debate situação financeira em reunião em Brasília

A retomada do levantamento da situação financeira das Instituições Federais de Ensino (Ifes) é um dos temas da pauta da próxima reunião do Setor das Ifes, do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). O encontro será realizado nos dias 20 e 21 de outubro deste ano, em Brasília (DF). O comunicado foi feito por meio da Circular 336/17.

07/10/2017
Após cobrança da ADUA, Consuni voltará a tratar da Estatuinte

A Estatuinte da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) entrou como tema de pauta na Reunião do Conselho Universitário (Consuni) realizada nesta sexta-feira (6), e foi retirado de discussão pouco antes do fim da instância máxima deliberativa. As mudanças decorrentes do Processo Estatuinte serão analizadas pela Procuradoria da Ufam, antes de o tema voltar ao debate no Conselho.

06/10/2017
Desafios agrário, urbano, ambiental, indígena e quilombola são temas de seminário em São Luís

Atendendo a uma deliberação do 36º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Conad), o Grupo de Trabalho Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA) planeja seminário nacional sobre os Desafios Atuais das Questões Agrárias, Urbanas, Ambientais, Indígenas e Quilombolas. O evento será realizado em São Luís (MA), no período de 22 a 24 de novembro deste ano.

06/10/2017
Esquema fraudulento da dívida pública é tema central de Seminário Internacional em novembro

Esquema Financeiro Fraudulento e Sistema da Dívida – Criação de “Estatais não Dependentes”. O tema é complexo e o assunto espinhoso, mas nem por isso deixa de ser importante e necessário para ser tratado com a sociedade. Com essa perspectiva, a Auditoria Cidadã da Dívida promove, de 7 a 9 de novembro, Seminário Internacional para dar amplo conhecimento sobre um esquema que desvia grande parcela dos recursos públicos do Brasil e lesa milhões de brasileiros.

05/10/2017
Entrevista: A influência da Revolução Russa para o Direito

A Revolução Russa que, em novembro, completa cem anos, deixou um amplo legado para os trabalhadores do mundo. Entre eles, estão diversas mudanças no sistema jurídico da União Soviética que, além de pioneiras, serviram também para forçar países capitalistas a modificar suas leis e regulamentos pelo medo do crescimento da mobilização dos trabalhadores.

05/10/2017
Reunião do Fonasefe ocorre no dia 18 de outubro

Conforme o anexo II, da Circular nº 239/17, a pauta do encontro inclui informes das entidades, a aprovação da Campanha de Valorização do Serviço Público, a Aprovação do Jornal do Fonasefe, a organização do dia 27 de outubro (Dia Nacional de lutas, mobilização e paralisação em defesa do serviço público), a discussão sobre a construção do dia 10 de novembro (dia nacional de mobilizações e véspera da entrada em vigor da Reforma Trabalhista), assim como, encaminhamentos.

05/10/2017
Comissão do Senado aprova regras para demissão de servidor público

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou, na quarta-feira (4), regras para a demissão de servidor público estável por "insuficiência de desempenho", aplicáveis a todos os Poderes, nos níveis federal, estadual e municipal.

05/10/2017
ANDES-SN participa de encontro de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação

‘Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência’ é o tema da 38ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), que encerra nesta quinta-feira (5). Professores, pesquisadores e estudantes passaram pelo estande do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) no evento, que teve início no último dia 1º.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 3088-7009 / 3305-4103.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]