Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
06/05/2019
Bloqueio de verbas do MEC atinge mestrado e doutorado

Os reflexos do contingenciamento de R$ 7,4 bilhões do Ministério da Educação (MEC) começam a ser sentidos nos cursos de mestrado e doutorado. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vai congelar, neste semestre, congelar e reduzir bolsas. Associações das áreas de ciência e educação começam, nesta segunda (6), a se mobilizar para reverter bloqueios no Congresso.

06/05/2019
Auditoria Cidadã da Dívida realiza curso “A Dívida dos Estados e a necessidade de Auditoria”

A Auditoria Cidadã da Dívida lança a terceira turma do curso “A Dívida dos Estados e a Necessidade de Auditoria”, na modalidade de ensino a distância. As inscrições poderão ser efetuadas de 08 de abril até 29 de maio. O curso terá início dia 04 de junho, com término das aulas previsto para o dia 24 de agosto.

06/05/2019
Na contramão do seu discurso, Bolsonaro congela verba até da educação básica

Apesar do discurso do governo federal de dar prioridade à educação básica pública, ao menos R$ 2,4 bilhões para investimentos em programas do ensino infantil ao médio foram bloqueados pelo Ministério da Educação (MEC). É o que mostra levantamento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), feito a pedido do jornal O Estado de São Paulo, com dados públicos.

03/05/2019
ANDES-SN emite nota de repúdio às declarações de Onyx Lorenzoni

No dia 1º de maio, dia de luta do(a)s trabalhadore(a)s, o ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, em programa de um grande meio de comunicação, fez declarações equivocadas e inadmissíveis sobre a educação superior e, especificamente, sobre a Universidade Federal de Sergipe.

03/05/2019
ADUA informa: Boleto da contribuição sindical será enviado até 10 de maio

A ADUA-SSind. informa que o boleto referente a contribuição sindical voluntária chegará até o dia 10 de maio, por e-mail, para os sindicalizados e as sindicalizadas que apresentaram a ficha de autorização de desconto.

03/05/2019
Contra o fim da aposentadoria, centrais sindicais convocam Greve Geral para 14 de junho

As centrais sindicais brasileiras convocaram, de maneira unificada, uma Greve Geral para 14 de junho. A pauta central da Greve Geral será a defesa do direito de aposentadoria e o repúdio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/19, a Contrarreforma da Previdência apresentada pelo governo Bolsonaro. Essa bandeira, assim como a defesa contra os ataques à educação pública, também será defendida na Greve Nacional da Educação, no dia 15 de maio.

03/05/2019
Docentes da Ufam Manaus, ICSEZ e IEAA votam a favor da greve no dia 15; demais unidades fora da sede decidem nos próximos dias

A maioria dos professores e professoras da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) de Manaus, Parintins e Humaitá votou a favor da adesão à Greve Nacional da Educação no dia 15 de maio, em assembleias desencentralizadas. As demais unidades fora da sede (Coari, Benjamin Constant e Itacoatiara) irão decidir sobre a paralisação nos próximos dias.

02/05/2019
Cortes de recursos das universidades federais vão de encontro a indicadores de desempenho

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, na terça-feira (30), que todas as universidades federais do país sofrerão corte de 30% em seus orçamentos. A medida foi tomada após a pasta ser alvo de críticas por ter reduzido as verbas destinadas às universidades de Brasília (UnB), Federal Fluminense (UFF) e Federal da Bahia (UFBA). A diminuição dos recursos das três instituições tinha sido anunciada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, publicada na terça.

30/04/2019
ANDES-SN emite nota de repúdio às declarações do Ministro da Educação sobre verbas para UFBA, UNB e UFF

Os ataques às universidades, institutos federais e CEFET vêm se intensificando no último período a partir da aplicação do projeto político-ideológico desenvolvido pelo governo de extrema direita que chegou ao Planalto Central. O chefe de Estado, o presidente Jair Bolsonaro e o seu ministro da educação Abraham Weintraub, ambos defensores dos projetos denominados “escola sem partido”, têm se empenhado para que o único partido e o único projeto de educação presentes sejam os de seu domínio ideológico que esbanja conservadorismo e falta de conhecimento sobre processos educativos, propagando ódio e terror sobre o patrimônio da sociedade que é a educação pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada.

30/04/2019
Trabalhadoras e trabalhadores convocam atos para o 1° de Maio contra a Reforma da Previdência

Neste 1° de maio (quarta-feira), as centrais sindicais programam atos em todo o país para marcar o Dia Internacional de Luta das Trabalhadoras e Trabalhadores. as manifestações irão anunciar a data da Greve Geral contra a Reforma da Previdência. Em Manaus, a mobilização irá ocorrer às 9h, na Avenida 7 de Setembro com a Avenida Eduardo Ribeiro, no centro da capital.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]