Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
08/07/2019
Centrais Sindicais apoiam ato unificado dia 12/7

Diante dos diversos ataques ao trabalhador brasileiro e à educação, as Centrais sindicais de todo o país vão intensificar as mobilizações contra os cortes no orçamento de universidades, institutos e Centros Federais de Educação e Tecnologia (Cefets), e continuar protestando contra a Contrarreforma da Previdência nos meses de julho e agosto.

05/07/2019
Deputados aprovam parecer e reforma da Previdência vai para votação na Câmara

Na tarde desta quarta-feira (04) A comissão especial da reforma da Previdência aprovou por 36 votos a favor e 13 contrários, o parecer do relator Samuel Moreira (PSDB-SP). Após essa votação, o texto-base vai para o plenário da Câmara dos Deputados. A votação pode acontecer ainda neste mês de julho, especula-se que ela possa ocorrer na próxima terça-feira (09).

05/07/2019
64º Conad – ANDES-SN divulga caderno de textos

A Secretaria-Geral do ANDES-SN divulgou nesta quarta-feira (04), o Caderno de Textos do 64º Conselho Nacional do Andes (Conad). O material servirá para embasar os debates e deliberações do evento, que terá a temática "Em defesa da educação pública, dos direitos sociais e das liberdades democráticas", e ocorrerá entre os dias 11 e 14 de julho.

04/07/2019
Sindicato do ANDES participa de Audiência Pública contra o corte de orçamento das universidades

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados discutiu na manhã desta terça-feira, 2 de julho, os cortes de 30% das dotações orçamentárias de instituições de Ensino Superior, anunciados pelo Ministério da Educação em abril deste ano. Na reunião se fez presente o Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), intervindo em favor da educação.

03/07/2019
64º Conad – Unidades fora da sede escolhem novo observador

Os docentes das unidades fora da sede da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizaram entre os dias 19 e 28 de junho assembleias descentralizadas para encaminhar um nome substituto ao da professora Valmiene Florindo, para representar a Seção Sindical dos Docentes da Ufam (ADUA), na função de observador ou observadora no 64º Conselho Nacional do ANDES (Conad).

01/07/2019
ANDES-SN emite nota contra o desmonte do estado

As associações e sindicatos abaixo assinados vêm conjuntamente repudiar a atuação do governo federal contra as instâncias e protocolos de validação técnico-científica e de governança de programas de órgãos do Estado Brasileiro. São diversos os fatos ocorridos nos últimos tempos que demonstram que o governo atual desconsidera as evidências empíricas e decisões técnicas em prol de uma politização/ideologização do debate.

28/06/2019
Centrais Sindicais pedem apoio de parlamentares para impedir votação da reforma da Previdência

Centrais Sindicais realizaram nesta quarta-feira (26) reunião com parlamentares, com o objetivo de intensificar a pressão para impedir a votação da Contrarreforma da Previdência apresentada pelo governo Bolsonaro. A Contrarreforma vive momentos decisivos no Congresso Nacional.

28/06/2019
ANDES divulga cartilhas de apoio ao dia do orgulho LGBTQ+

28 de junho é o Dia do Orgulho LGBTQ+. Considerando a importância e representatividade desse dia, o ANDES-SN divulgou cartilhas de apoio à data celebrada mundialmente, que marca um episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969. Naquele dia, as pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, até hoje um local de frequência de gays, lésbicas e trans, reagiram a uma série de batidas policiais que ocorriam no local constantemente, decorrente da forte homofobia da época.

27/06/2019
ANDES-SN emite nota de repúdio as nomeções nas universidades públicas

A diretoria do ANDES-SN repudia as nomeações feitas pelo Presidente Bolsonaro dos reitores da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), bem como da reitora pro tempore da Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD), sem que o(a)s nomeado(a)s sequer tenham participado do processo de consulta à comunidade universitária. Estes atos representam um ataque direto à autonomia das universidades públicas do país.

26/06/2019
Governo Bolsonaro retira referências sobre diversidade do Enade

O governo Bolsonaro realizou mais uma investida contra a diversidade. Questões relacionadas ao tema, foram retiradas do Exame Nacional de Desempenho ( Enade) deste ano, a portaria do exame deste ano foi publicada no último dia 3 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]