Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
31/01/2019
Posseiros armados invadem terras indígenas em Rondônia

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Franklimberg de Freitas, fez uma viagem de emergência para Rondônia para monitorar de perto a escalada de violência entre indígenas dos povos Karipuna e Uru-Eu-Wau-Wau e posseiros armados da região, que estariam inclusive atirando para ameaçar os indígenas. Segundo Freitas, os indígenas relataram ter ouvido dos posseiros que invadiriam as terras porque "agora Bolsonaro é presidente".

30/01/2019
Centrais sindicais traçam estratégias de apoio às vítimas de Brumadinho (MG)

As Centrais Sindicais CSP-Conlutas, CTB-MG, NCST, CSB e sindicatos de base realizaram uma reunião ampliada, no dia 28, em Minas Gerais, em caráter emergencial, para tratar sobre o crime da Vale contra os trabalhadores e meio ambiente, em Brumadinho (MG). Entre os encaminhamentos está a realização de audiências públicas nos municípios atingidos e a busca de assistência para as vítimas.

30/01/2019
Grupos mistos no Congresso do ANDES-SN homenageiam lutadores sociais

Os grupos mistos do 38º Congresso do ANDES-SN, que ocorrem na terça (29) e quarta-feira (30), estão homenageando lutadores sociais assassinados em 2018. As expressões de respeito, junto a pequenas biografias, estão expostas nas portas de cada um dos 13 grupos.

29/01/2019
Docentes aprovam centralidade da luta no 38º Congresso do ANDES-SN

“Atuar buscando maior mobilização da base, pela construção de uma ampla unidade para combater a contrarreforma da previdência, as privatizações e revogar a EC 95. Defender a livre expressão, organização e manifestação, enfrentando as medidas antidemocráticas de extrema direita: defender os direitos fundamentais dos (as) trabalhadores e trabalhadoras; os serviços e os (as) servidores (as) públicos (as), bem como o financiamento público para Educação, Pesquisa e Saúde Públicas. Para tanto, empenhar-se na construção de uma Frente Nacional Unitária, como espaço de aglutinação para essa luta, contribuindo assim para avançar na organização da classe trabalhadora”.

29/01/2019
Abertura do 38º Congresso do ANDES-SN é marcado por chamado à unidade

Um chamado à unidade na diversidade. Esse foi o tom da mesa de abertura do 38º Congresso do ANDES-SN, na segunda-feira (28). A abertura foi no Auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará (UFPA). O Congresso segue até 2 de fevereiro na capital paraense, reunindo mais de 600 docentes universitários de todo o país. A riqueza cultural da Amazônia marcou a celebração de abertura. Uma apresentação da Associação Cultural Iaçá destacou as encantarias e as lendas amazônicas, convidando os professores a entrarem nas rodas de carimbó.

28/01/2019
Ministro da Educação diz que universidade deve ser reservada para "elite intelectual"

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, defendeu, em entrevista ao jornal Valor Econômico, a ampliação dos cursos técnicos profissionalizantes como uma forma de garantir a rápida inserção dos jovens no mercado de trabalho. Segundo ele, "a ideia de universidade para todos não existe".

28/01/2019
Nota da CSP-Conlutas sobre Brumadinho

Na tarde de sexta-feira (25/01) o país foi surpreendido pela grave notícia sobre o rompimento de barragem da Mina Feijão em Minas Gerais, na cidade de Brumadinho, que pertencente à mineradora Vale.

28/01/2019
Justiça de SC autoriza deputada do PSL a incitar alunos contra professores

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) acolheu, na última quinta-feira (24), o recurso da deputada estadual eleita Ana Caroline Campagnolo (PSL). A desembargadora Maria Santa Ritta suspendeu uma decisão liminar que impedia a deputada de usar suas redes sociais para incitar alunos a denunciarem professores em sala de aula. A deputada catarinense incitou estudantes a filmarem professores em sala de aula.

28/01/2019
Nota da diretoria do ANDES-SN sobre a violação da autonomia Universitária na nomeação de dirigentes de instituições federais de ensino

O ANDES-SN, a partir de seu projeto de universidade pública, gratuita, laica e socialmente referenciada, sempre reconheceu a importância da gestão democrática. Por isso, defendemos a eleição direta do(a)s dirigentes das instituições de ensino superior, dos institutos federais e CEFET pela comunidade acadêmica por meio do voto direto, secreto e universal ou, pelo menos, paritário (ver, por exemplo, o Caderno 2 do ANDES-SN em: http://portal.andes.org.br/imprensa/documentos/impdoc- 811277708.pdf).

28/01/2019
Nota da diretoria do ANDES-SN sobre o rompimento da barragem em Brumadinho (MG)

A população brasileira ainda não superou as consequências sociais, ambientais e humanas da tragédia de Mariana (MG), em 2015, quando se rompeu a barragem do Fundão, da empresa mineradora Samarco S. A., matando 19 pessoas, desabrigando várias outras e tornando-se um dos maiores crimes ambientais do Brasil e já nos vemos novamente soterrados no mar de lama de mais um rompimento semelhante.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]