Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
22/03/2019
Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Pública é relançada

Brutal, cruel, criminosa, covarde. Essas foram algumas das classificações que a Reforma da Previdência recebeu na manhã de quarta-feira (20), na Câmara dos Deputados. Representantes de movimentos sindicais e sociais lotaram o Auditório Nereu Ramos, que recebia o relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social. “O relançamento teve como objetivo nos dar informações e instrumentos para lutarmos contra o fim da previdência social pública”, explica Sônia Meire, 2ª vice-presidente do ANDES-SN, presente na atividade.

22/03/2019
Servidores federais apresentam pauta de reivindicação ao governo

A revogação da EC 95, da Reforma Trabalhista e da Lei das Terceirizações, além da retirada de pauta da Reforma da Previdência estão entre as reivindicações. Os servidores cobram ainda 33% de reajuste, para recomposição das perdas salariais.

21/03/2019
MEC cria comissão para vigiar Enem e MPF pede esclarecimentos

O Ministério da Educação (MEC) criou, nesta quarta-feira (20), uma comissão com três pessoas para avaliar as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O grupo inclui um ex-aluno do ministro Ricardo Vélez Rodríguez e terá acesso ao ambiente de segurança máxima onde ficam as perguntas da prova para “verificar sua pertinência com a realidade social, de modo a assegurar um perfil consensual do exame”, segundo o ministério.

21/03/2019
Coordenação das Entidades em Defesa da Educação Pública inclui novo eixo no III ENE

A última reunião da Coordenação Nacional das Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (Conedep) deliberou algumas modificações no III Encontro Nacional de Educação (ENE). Um novo eixo foi incluído no encontro: “Democracia, autonomia no espaço educacional e liberdade de cátedra/ensinar”. Também foi marcada uma plenária da Frente Nacional Escola Sem Mordaça durante o III ENE.

21/03/2019
Seções Sindicais de docentes obtêm liminar para manter desconto de contribuição sindical

Entidades sindicais têm conseguido manter, via liminar, o desconto na folha de pagamento das mensalidades de seus sindicalizados e sindicalizadas. É o caso dos docentes das seções sindicais dos docentes das universidades federais de Santa Maria (Sedufsm SSind.); de Mato Grosso (Adufmat SSind.); Fluminense (Aduff SSind); Rural do Rio de Janeiro (AdurRJ SSind.), do Rio de Janeiro (Adufrj SSind.); e da Rural do Pernambuco (Aduferpe) e do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Adcefet-RJ SSind.).

21/03/2019
Insalubridade: Ufam solicita prorrogação do prazo para cumprir decisão judicial

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) solicitou à Justiça mais 30 dias para cumprir a liminar que a impede de suspender o pagamento de adicionais ocupacionais dos servidores.A ADUA-SSind. e o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam) entraram com uma petição, no dia 17 de janeiro, devido ao descumprimento da determinação judicial que acarretou na suspensão do direito dos trabalhadores e trabalhadoras. A medida a favor dos servidores da Ufam foi deferida no dia 20 de dezembro de 2018.

20/03/2019
Carta aos Parlamentares: Jornada dos Aposentados do ANDES-SN contesta dados da Reforma da Previdência

Após dois dias de encontro (18 e 19 de março), em Brasília, os participantes da II Jornada Nacional de Mobilização dos Aposentados e Aposentadas do ANDES-SN aprovaram a divulgação da Carta aos Parlamentares. No documento, os e as docentes afirmam que "a PEC 06/2019 encaminhada pelo Governo Bolsonaro ao Congresso Nacional, apresenta justificativa que não condiz com a realidade do sistema público da seguridade social (assistência social, previdência e saúde) existente no Brasil" e contestam os dados da Proposta de Emenda Constitucional, que altera o sistema de Previdência Social no país prejudicando a classe trabalhadora.

20/03/2019
Servidores públicos federais apresentarão reivindicações ao governo nesta quarta

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) irá protocolar a pauta nacional de reivindicações dos SPF. O documento apresenta as demandas unificadas do Fonasefe e do Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).

19/03/2019
Trabalhadores saem perdendo com Reforma da Previdência de Bolsonaro, segundo especialista

A capitalização é a razão de ser da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/19, a contrarreforma da Previdência apresentada por Jair Bolsonaro (PSL). A afirmação é de Sara Granemann, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadora de temas relacionados à Previdência.

19/03/2019
Vamos para a luta: Dia Nacional de Lutas contra a Reforma da Previdência (22)

Nesta sexta-feira (22), será realizado o primeiro Dia Nacional de Lutas e Paralisações contra a Reforma da Previdência apresentada por Jair Bolsonaro (PSL). A data está sendo convocada de forma unitária pelas centrais sindicais brasileiras e terá adesão da classe trabalhadora.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]