Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
31/07/2018
Processo Estatuinte da Ufam se arrasta há quase sete anos sem definição

Discutido e construído desde 2011, o Estatuto da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), documento que sintetiza os princípios, conceitos, normas e procedimentos legais da universidade está estagnado há quatro anos, aguardando a boa vontade da Administração Superior para a sua aprovação. O processo Estatuinte, que contou com duas fases e teve o relatório final da última etapa protocolizado no dia 9 de abril de 2014, continua sem avanços, apesar das insistentes cobranças feitas pela ADUA.

31/07/2018
Seminário Nacional do Campo da CSP-Conlutas será em agosto

Conforme deliberado pela Coordenação Nacional da Central Sindical e Popular e ratificada pela SEM, o Seminário Nacional do Campo da CSP-Conlutas será realizado, no próximo dia 15 de agosto. A atividade será feita através de painéis com subtemas para aprofundar todos os aspectos do impacto da reforma trabalhista sobre os trabalhadores rurais, a luta pela terra, bem como o processo de reorganização que vem ocorrendo no campo.

31/07/2018
Pressão faz prefeito vetar Escola Sem Partido em São Lourenço do Sul

O Programa Escola Sem Partido foi vetado na manhã de segunda-feira (30) pelo prefeito de São Lourenço do Sul (RS), Rudinei Harter, por sua inconstitucionalidade. A Câmara Municipal havia aprovado o projeto no dia 16 de julho por seis votos favoráveis e quatro contrários. O projeto foi proposto por vereadores do PSDB, PDT e PP e representantes do Movimento Brasil Livre (MBL).

31/07/2018
Setores das Iees/Imes e das Ifes organizam mobilizações contra assédio e racismo

Duas datas foram definidas para construção de mobilizações contra o assédio e o racismo pelo setores das Iees/Imes e das Ifes. No dia 17 de outubro será realizado o Dia Nacional de luta contra o Assédio Moral e Sexual e no dia 22 de novembro o Dia Nacional de Luta Contra o Racismo. As deliberações ocorreram durante a reunião, em Brasília (DF), no último final de semana (28 e 29 de julho), entre representantes do Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes) e do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do ANDES-SN. As datas nacionais de lutas unificadas foram definidas no 63º Conad.

30/07/2018
Dia do Basta: ADUA convida comunidade acadêmica a ir às ruas no dia 10 de agosto

Em defesa do emprego, da aposentadoria e dos direitos trabalhistas, a Seção Sindical dos Docentes da Ufam (ADUA) convida a comunidade acadêmica para ir as ruas, no próximo dia 10 de agosto (sexta-feira), em conjunto com movimentos sociais e populares e entidades ligadas a CTB, CUT, Força Sindical, CSP-Conlutas, CSB, CGTB, Intersindical e NCST. De âmbito nacional, a manifestação unificada no Dia do Basta: Dia Nacional de Mobilização e Paralisações irá ocorrer a partir das 15h, na praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), no centro de Manaus.

30/07/2018
No STF, audiência pública debate descriminalizar aborto

Na próxima sexta-feira (3), o Supremo Tribunal Federal (STF) dará início às audiências públicas sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 442.

30/07/2018
ANDES-SN defende financiamento público para universidade na reunião da SBPC

Durante a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o ANDES-SN organizou uma tenda alternativa, promovendo debates sobre o papel das universidades públicas na produção da Ciência & Tecnologia do país, o financiamento desta área e a influência do pagamento da dívida pública e das privatizações na produção de conhecimento.

30/07/2018
Recorde de assassinatos no campo: uma realidade fruto da falta de proteção do Estado e impunidade

A organização internacional Global Witness divulgou um relatório que revela um dado alarmante: a cada seis dias, um ativista que lutava por terra ou em defesa do meio ambiente foi assassinado no Brasil, em 2017. No total, foram 57 vítimas. É o maior número já registrado pela organização, que anualmente pesquisa mais de 20 países. Em todo o mundo, foram 207 vítimas no mesmo período.

30/07/2018
PF abre inquérito contra docente da UFSC

A Polícia Federal abriu um inquérito contra um docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A investigação é por suposta calúnia, difamação e ataque à honra da delegada Érika Marena, responsável pela prisão do ex-reitor da Ufsc Luís Carlos Cancellier de Olivo, 59 anos. O ex-reitor cometeu suicídio após ser alvo da operação Ouvidos Moucos, da Polícia Federal.

27/07/2018
Baixa adesão ao Funpresp é resultado da luta por previdência pública

O governo federal divulgou dados sobre a adesão de Servidores Públicos Federais do poder executivo ao Funpresp, fundo de pensão criado em 2012, que apontam enorme rejeição dos trabalhadores ao regime privado de previdência. Segundo o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog) apenas 5 mil servidores optaram por migrar para o Funpresp, 5% do esperado pelo governo.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]