Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
01/08/2019
ADUA assina Manifesto de Afirmação dos Direitos dos Povos Indígenas e em Repúdio à Política Indigenista e Ambiental do Governo Federal

A Seção Sindical do Docentes da Ufam (ADUA) assina, juntamente com outras entidades, o Manifesto de Afirmação dos Direitos dos Povos Indígenas e em Repúdio à Política Indigenista e Ambiental do Governo Federal. O posicionamento das organizações foi construído diante das declarações de Jair Bolsonaro em ataque aos direitos povos originários e à Amazônia.

31/07/2019
CSP-Conlutas convoca ato contra a votação da Reforma da Previdência

O governo Bolsonaro busca acelerar a aprovação no segundo turno da Proposta de Ementa Constitucional (PEC) 06/2019, a Reforma da Previdência. Em razão disso, a Central Sindical Popular (CSP-Conlutas) já começou a organização para o ato de protesto marcado para o dia 6 de agosto.

31/07/2019
Programa “Future-se”: Instituições de ensino superior tem até 7 de agosto para encaminhar considerações

A Secretaria de Educação Superior (SESu), do Ministério da Educação (MEC), encaminhou as medidas que o Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras (Future-SE) busca implementar. A apreciação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior já está sendo feita, inclusive na Universidade Federal do Amazonas, e foi solicitado um prazo limite de envio das considerações a respeito do projeto.

29/07/2019
CSP-Conlutas divulga nova data do 4º Congresso

Marcado para ocorrer anteriormente entre os dias 15 e 18 de agosto, o 4º Congresso da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas) tem nova data para acontecer, desta vez, a data definida ficou entre os dias 3 a 6 de agosto. As mudanças foram aprovadas pela Coordenação Nacional, que indicou para a Comissão de Organização o encaminhamento dos novos local e data, tendo em vista a prioridade da luta contra a Reforma da Previdência, a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 06/2019, no mês de agosto.

29/07/2019
13 de agosto – Greve Geral é convocada mais uma vez

Os profissionais da educação de todo o país deverão paralisar as atividades em 13 de agosto, contra os retrocessos das políticas do governo de extrema direita de Bolsonaro. Entre elas, a reforma da Previdência, os cortes no orçamento da educação, o recente projeto de mercantilização do ensino - “Future-se”, além dos ataques à democracia.

26/07/2019
Programa Future-se, Greve Geral de 13 de Agosto – Assembleia da ADUA define encaminhamentos

Os docentes da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA-SSind.) realizaram na última quinta-feira (25) uma Assembleia Geral (AG) para definir posicionamento sobre o programa Future-se, a participação na Greve Geral no dia 13 de agosto e, construção de greve por tempo indeterminado nas IFES, contra os ataques à autonomia universitária.

25/07/2019
ADUA-SSind. emite nota sobre invasão no Sinteam

Três agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) entraram na sede do Sinteam (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas) durante reunião de movimentos sociais na última terça-feira (23). Os policiais interromperam a reunião que organizava um protesto que aconteceria devido a visita do presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira (25).

22/07/2019
ADUA convoca Assembleia Geral para a próxima quinta-feira (25)

A Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA) realiza na próxima quinta-feira (11) uma Assembleia Geral (AG) da categoria. O encontro ocorre às 15h, no auditório da entidade, localizado na estrada do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), no Campus Universitário, ao lado da TV Ufam. Os temas pré-definidos para a AG são o projeto do Ministério da Educação (MEC), “Future-se”, a greve geral do dia 13 de agosto e debate sobre greve nos Institutos Federais de Ensino Superior (IFES).

22/07/2019
ANDES-SN emite nota em defesa da autonomia universitária

O Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) divulgou no último dia 17, uma nota em apoio a autonomia universitária, que tem sido desrespeitada pelo governo Bolsonaro. A nota pede que seja respeitada a consultoria para reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, que está sob intervenção do Ministério da Educação (MEC).

19/07/2019
Projeto “Future-se” - O vampiro do futuro (ou O dia em que a universidade foi oferecida à Bolsa)

A coruja só levanta voo quando do crepúsculo, lembrou certa feita o velho Hegel. Assim, olhando para trás, é possível notarmos hoje como o nosso futuro, ou melhor, o “future-se” deles, vinha se desenvolvendo gradativamente em nosso passado recente, e adentrou nosso tempo presente.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]