Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
27/03/2019
Liderança do Movimento dos Atingidos por Barragens é assassinada no Pará

A coordenadora regional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), em Tucuruí (PA), Dilma Ferreira Silva, 47 anos, foi assassinada. O crime foi cometido de quinta para sexta-feira (22) na sua casa no Assentamento Salvador Allende, no município de Baião, no Pará. Foram executados o seu marido, Claudionor da Silva, de 42 anos, e o amigo do casal, Hilton Lopes, de 38 anos.

27/03/2019
Universidades públicas são alvos de mensagens de ódio após massacre em Suzano

Poucos dias após o massacre na escola Professor Raul Brasil, em Suzano (SP), comunidades acadêmicas de três universidades públicas brasileiras foram alvos de ameaças e mensagens de ódio. As intimidações ocorreram dias após o massacre na escola estadual Professor Raul Brasil, em Suzano (SP).

25/03/2019
“O atual governo está batendo continência para todas as exigências do capital internacional”, disse Eblin Farage

Entender a atual conjuntura por meio da História do Brasil para combater os ataques sofridos pelo Capital. Essa foi a proposta da secretária-geral do ANDES-SN, Eblin Farage, durante a mesa redonda “Conjuntura Nacional e o Ataque à Educação Pública”. A apresentação da docente ocorreu no primeiro dos dois dias da Etapa Preparatória do Amazonas para o III Encontro Nacional de Educação (ENE), no último dia 22, no auditório do Instituto de Educação do Amazonas (IEA).

25/03/2019
Ufam registra quase 150 denúncias de assédio nos últimos cinco anos

"Ele pegava na minha perna, dizia que gostava de vestido curto, sentava atrás de mim, puxava meu cabelo e eu tinha que mudar de lugar, ele fazia massagem no meu ombro sem eu pedir, fazia convites pra eu ir pra casa dele, me ofereceu dinheiro, perguntou quanto eu queria pra dormir com ele”. Esse é um trecho do relato dos assédios sofridos por mais de um ano pela estudante Maria (nome fictício), de 21 anos, dentro da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

25/03/2019
Nota da ADUA em solidariedade a integrantes da comunidade universitária agredidos nas redes sociais

A Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA-SSind), do ANDES-SN, vem a público a manifestar solidariedade aos integrantes da comunidade universitária que vem sendo brutalmente agredidos pelas redes sociais em razão do exercício da liberdade de pensamento, expressão e de ensino, estabelecidos na Constituição Federal de 1988.

25/03/2019
Audiência Pública discute Reforma da Previdência nesta segunda em Manaus

Nesta segunda-feira (25), a partir das 14h, será realizada uma audiência pública para discutir a Contrarreforma da Previdência, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 apresentada por Jair Bolsonaro (PSL) e que irá prejudicar a classe trabalhadora brasileira. De autoria do deputado federal José Ricardo (PT), o debate será realizado no Plenário Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).

25/03/2019
Docentes de todo o país em mobilização contra a Reforma da Previdência de Bolsonaro

Em várias cidades do país, trabalhadores e trabalhadoras foram às ruas nesta sexta-feira (22) contra o ataque às aposentadorias e aos direitos previdenciários. A data marca o Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência, convocado de forma unitária pelas centrais sindicais brasileiras. Docentes de diversas universidades federais, estaduais, municipais e dos Institutos federais e Cefets se unem à mobilização contra a Reforma da Previdência apresentada pelo governo Bolsonaro.

22/03/2019
AG encaminha intensificação de mobilização contra a Contrarreforma da Previdência

A mobilização da categoria para o “Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência - Rumo à Greve Geral”, nesta sexta-feira (22), foi um dos encaminhamentos da Assembleia Geral da ADUA-SSind. A AG ocorreu na tarde desta quinta, no auditório do sindicato, no setor sul do campus universitário.

22/03/2019
ICSEZ realiza atos contra a Reforma da Previdência de Bolsonaro

Professores e professoras do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ) da Ufam, em Parintins, realizaram nesta quinta-feira (21), às 18h, uma manifestação contra a Reforma da Previdência apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), no hall do instituto. Além da categoria docente, estudantes e técnicos e técnicas-administrativas participaram do ato.

22/03/2019
ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe convocam categorias para manifestações desta sexta (22)

Intensificar as lutas e ocupar as ruas nesta sexta-feira (22) contra a reforma da Previdência e em defesa do direito à aposentadoria. Esse foi o chamado feito por entidades de educação - ANDES-SN, pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) e pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) - durante o debate virtual realizado nesta quinta-feira (21), pelo Facebook.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]