Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
01/10/2018
Mão de obra voluntária evidencia precarização na Ufam

Nos últimos três anos, 83 professores sem vínculo empregatício ingressaram na Ufam, em detrimento da contratação de profissionais de carreira. Os dados obtidos pela ADUA evidenciam o descaso com a educação superior pública e a precarização gerada pela Emenda Constitucional nº 95, que congelou por 20 anos os recursos destinados à Educação, dificultando a realização de concursos públicos.

01/10/2018
Recurso para investimento na Ufam é o menor em 13 anos

Após sucessivos anos em crescimento, os recursos destinados para investimentos na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) tiveram uma queda de 70,5% em 2018, em comparação com o montante executado no ano anterior, baixando de R$ 27,7 milhões para R$ 8,1 milhões, conforme reserva a Lei Orçamentária Anual (LOA) deste ano para essa rubrica.

01/10/2018
ADUA prorroga inscrições para o Concurso Cultural “40 Anos ADUA”

De acordo com a 2ª secretária e uma das responsáveis pelo setor cultural da diretoria, professora Nereide Santiago, a decisão foi tomada para dar oportunidade àqueles/as que ainda não concluíram suas propostas.

28/09/2018
ANDES-SN convoca reunião do Grupo de Trabalho de Comunicação e Arte

Conforme a convocatória enviada por meio da Circular nº 312/18, a pauta do encontro inclui discussões sobre o VI Encontro de Comunicação e Artes do ANDES-SN. Informes, análise de conjuntura, encaminhamentos e outros assuntos também compõem a pauta da reunião, com horário de 14h às 18h, no dia 19 e 9h às 16h, no dia 20.

28/09/2018
28 de setembro: Dia Latino-Americano e Caribenho de Luta pela Descriminalização do Aborto

Para Caroline Lima, 1ª secretária do ANDES-SN, há um avanço gigantesco na pauta do aborto no Brasil. “Apesar de ouvir os discursos conservadores, só o fato das audiências no STF terem acontecido já é uma grande conquista do movimento feminista e das mulheres. O Festival Pela Vida das Mulheres também foi muito importante, porque foi o momento em que o movimento de mulheres e feminista constituiu uma unidade de ação em defesa de uma pauta tão significativa, que é a defesa da vida das mulheres”, avalia.

28/09/2018
Reunião do Setor das IFES define encaminhamentos contra a EC 95 e pela garantia de direitos

Entre as deliberações está a realização de rodadas de Assembleias Gerais (AG), no período de 1º a 31 de outubro, para que as seções sindicais discutam e elaborem um cronograma de agitação e mobilização, a fim de intensificar a luta pela revogação da Emenda Constitucional 95, da contrarreforma trabalhista e da lei de terceirizações, assim como, a luta contra a reforma da previdência, na perspectiva da construção da greve setorial e geral.

28/09/2018
29 de setembro: Mulheres contra a violência, o feminicídio, a homofobia e o conservadorismo

O movimento começou nas redes sociais e ganhou enorme força após sofrer ataques de hackers simpatizantes desse ideário de violência. “A proposta sempre foi ir para as ruas, e o facebook foi um motor mobilizador. Sair das redes ir às ruas e às urnas, pensando em mobilizar contra um discurso, contra o que esse discurso representa”, diz Meimei Bastos, militante feminista e uma das organizadoras do ato que acontecerá em Brasília.

27/09/2018
Nota de Pesar – professor Sérvio Túlio Maranhão Nina

O docente tinha 86 anos, sendo 25 dedicados ao magistério na Ufam, onde se aposentou em 1991. Sérvio ocupou diversos cargos ao longo carreira, entre eles o de coordenador e chefe de departamento do curso de Pedagogia.

27/09/2018
Reforma da Previdência: Se botar pra votar, é Greve Geral pra derrotar!

Para o dirigente da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Atnágoras Lopes, a ameaça exige uma resposta urgente da classe trabalhadora. “Nossa classe e nossas organizações, começando pelas Centrais Sindicais, precisam se mover urgentemente e, independente do calendário eleitoral ou do resultado das eleições, nossa tarefa imediata é preparar uma nova Greve Geral”, declara.

27/09/2018
Prazo para envio de artigos para revista do ANDES é prorrogado até 5 de outubro

Os docentes interessados em colaborar com a Revista Universidade & Sociedade, publicação semestral do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), têm até o dia 5 de outubro deste ano, para enviar os artigos para o e-mail andesregsp@uol.com.br. O prazo havia encerrado, no último dia 21, mas foi prorrogado devido a grande demanda recebida pela Comissão Editorial da Revista U&S.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]