Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
07/02/2019
Pacote de Sérgio Moro pode aumentar mortes causadas por policiais

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, apresentou, na última segunda-feira (4), um pacote contra a corrupção e contra o crime. Entre as medidas estão as que alteram os artigos 25 e 23 do Código Penal. O primeiro trata de situações em que a legítima defesa se aplica. O segundo, da responsabilidade de agentes policiais em casos de mortes de suspeitos. Para especialistas em segurança pública, as propostas podem aumentar a letalidade de forças policiais.

06/02/2019
ANDES-SN divulga Carta de Belém do 38º Congresso

O ANDES-SN divulgou nesta quarta-feira (6) a Carta de Belém, do 38º Congresso do ANDES-SN, realizado de 28 de janeiro a 2 de fevereiro na capital paraense. Com tema central "Por Democracia, Educação, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos: em defesa do trabalho e da carreira docente, pela revogação da EC/95", o congresso contou com a presença de 391 delegados e delegadas e 157 observadores e observadoras que representaram 79 seções sindicais de todo o país, além de 40 diretores e diretoras e 10 convidados e convidadas.

06/02/2019
Adesão à Greve Internacional das Mulheres é deliberada no Congresso do ANDES-SN

O 38º Congresso do ANDES-SN deliberou pela adesão e construção da Greve Internacional das Mulheres, prevista para o dia 8 de Março, Dia Internacional das Mulheres, com paralisação nas universidades, institutos federais e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets). O congresso ocorreu de 28 de janeiro a 2 de fevereiro de 2019, em Belém (PA).

06/02/2019
Centrais Sindicais divulgam nota sobre a MP 871/2019 que retira direitos previdenciários

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) editou no dia 18 de janeiro, sem consulta ou negociação prévia e desconhecendo os princípios de gestão democrática e do papel do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), a Medida Provisória (MP) 871, instituindo um programa de revisão dos benefícios previdenciários e modificações nas regras para acessar e requerer os auxílios. Chamada de “Pente Fino”, com o pretenso objetivo de combater fraudes na concessão de benefícios, a MP é, antes de tudo, novo intento de jogar nas costas dos mais humildes.

06/02/2019
Reforma da Previdência apresentada por Bolsonaro é ainda mais dura

O texto da proposta de Reforma da Previdência do governo Jair Bolsonaro (PSL) divulgada na última segunda-feira (4) é o maior ataque que a classe trabalhadora sofrerá nas aposentadorias e benefícios sociais caso seja aprovada no Congresso Nacional.

06/02/2019
Medida obriga trabalhador a abrir dados bancários para receber benefício

A Medida Provisória (MP) 871, editada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), vai atingir em cheio trabalhadores de baixa renda e aqueles com deficiência, aposentados ou em vias de se aposentar. A MP prevê que o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) só será feito se o cidadão abrir seus dados bancários.

04/02/2019
Docentes aprovam paridade de gênero para a diretoria do ANDES-SN durante Congresso

O 38º Congresso do ANDES-SN, na noite de sábado (2), aprovou por esmagadora maioria a paridade de gênero para a diretoria do Sindicato Nacional. Houve mais de 50 solicitações de inscrição para o debate. Com essa decisão histórica, o ANDES-SN institui um mecanismo que fortalece a participação de mulheres nos espaços de decisão e de direção.

04/02/2019
Ministro da Educação defende volta de moral e cívica e fim de cotas

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, voltou a defender a cobrança de mensalidade em universidades federais, a extinção futura das cotas e a volta de disciplinas como moral e cívica. Em entrevista publicada na revista Veja deste fim de semana, o titular do Ministério da Educação (MEC) cita, como exemplo, o ensino superior de seu país de nascença, a Colômbia, onde a mensalidade de universidades é paga conforme a renda do estudante.

04/02/2019
Mais de 1,7 mil pessoas foram encontradas em situação de trabalho escravo em 2018

Na semana que marcou o Combate ao Trabalho Escravo no Brasil, a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) divulgou números preocupantes. Conforme o órgão ligado ao Ministério da Economia, 1.723 trabalhadores foram flagrados em condições análogas às de escravo em 2018. O Dia de Combate ao Trabalho Escravo no Brasil é 28 de janeiro.

04/02/2019
Congresso do ANDES-SN orienta participação em processo de implantação de cotas

O 38º Congresso do ANDES-SN aprovou orientar as seções sindicais a participar do processo de implementação da Lei 12990/14. A legislação regulamenta as cotas étnico-raciais no serviço público. A orientação é pautada pelo princípio da democratização do acesso das pessoas negras à carreira docente. Essa foi uma das deliberações tomadas pela Plenária do Tema 2 – Plano de Lutas Geral, na última sexta-feira (1º). O 38º Congresso do ANDES-SN ocorreu de 28 de janeiro a 2 de fevereiro, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]