Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
06/08/2019
ADUA emite nota oficial sobre o "Future-se"

O ‘programa’ FUTURE-SE, apresentado pelo governo de extrema-direita nos dias 16 e 17 de julho de 2019, deve ser compreendido no contexto mais amplo de ataques à classe trabalhadora, relacionado com a desconstrução dos direitos civis, políticos e sociais que se evidenciam em leis draconianas como a trabalhista, a limitação dos gastos sociais (Emenda Constitucional/95), a terceirização irrestrita e a brutal extração de recursos públicos dos mais pobres em favor do sistema financeiro representada pela famigerada ‘nova previdência’, que destrói a previdência pública.

06/08/2019
Diretoria do ANDES-SN emite nota contra consulta pública do "Future-se"

O Ministério da Educação apresentou, no dia 17 de julho de 2019, o Programa Future-se, que visa privatizar as Instituições de Ensino Superior Públicas no Brasil. Em seguida, abriu uma consulta pública, por um curtíssimo período de tempo coincidente com o recesso em diversas IES, para “contribuições” ao texto que será enviado como Projeto de Lei ao Congresso Nacional.

06/08/2019
Comissão debate desmonte na educação pública na Câmara dos Deputados

A Comissão de Legislação Participativa reúne-se em audiência pública, na quarta-feira (7), para discutir o “desmonte” na educação pública. O debate foi solicitado pelos deputados Glauber Braga (Psol-RJ) e Talíria Petrone (Psol-RJ). O desmonte é caracterizado por cortes orçamentários e perseguição política dos profissionais da educação.O debate ocorrerá às 15h30 (horário de Brasília), no plenário 3 das comissões.

05/08/2019
Maioria dos projetos prioritários do governo no Congresso afeta servidores

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) fez uma análise da situação, no Congresso Nacional, de 25 propostas que despontam como prioridades do governo. Boa parte delas afeta diretamente a vida do funcionalismo federal. A maioria está focada no ambiente de negócios e a gestão pública, com normas para a "desburocratização" e desempenho no serviço público. “Exemplo disso, tramita a Medida Provisória nº 881/2019, da liberdade econômica, em comissão mista, e o Projeto de Lei do Senado nº 116/2017, sobre a demissão por insuficiência de desempenho do servidor público, que teve urgência aprovada para votação no plenário”, aponta o estudo.

05/08/2019
Assessoria Jurídica do ANDES-SN divulga Nota Técnica sobre o "Future-se"

A Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do ANDES-SN publicou uma Nota Técnica sobre Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras (Future-se), proposto pelo governo Bolsonaro. Em resumo, o projeto é, segundo o jurídico do Sindicato Nacional, uma “absoluta afronta ao artigo 207 da Constituição Federal”, uma vez que a autonomia universitária será substituída por processos que visam o financiamento privado da educação pública e da pesquisa brasileira.

05/08/2019
Confira o texto da Reforma da Previdência após aprovação em primeiro turno na Câmara

Aprovada no dia 12 de julho pelo Plenário da Câmara dos Deputados, a Reforma da Previdência voltou para a comissão especial para ter a redação final votada em segundo turno. Depois de quatro dias horas de debates, os deputados aprovaram quatro emendas e destaques e rejeitaram oito. Mais oito alterações foram retiradas da pauta ou deixaram de ser votadas porque ficaram prejudicadas durante a tramitação.

02/08/2019
ANDES-SN publica nota exigindo nomeação da reitora da UFRB escolhida por comunidade acadêmica

Em meio às políticas regressivas sobre a educação pública, implementadas pelo Governo Federal, com cortes orçamentários e o programa FUTURE-SE, a UFRB sofre um novo ataque. Desde o último dia 31 de julho a universidade encontra-se sem reitor(a). O mandato da reitora em exercício encerrou-se no dia 30 de julho e o Governo Federal não nomeou a reitora eleita pela comunidade universitária, Georgina Gonçalves.

02/08/2019
Comissão da Verdade do ANDES-SN divulga nota de repúdio às declarações de Bolsonaro

A Comissão da Verdade do ANDES-SN e a Diretoria Nacional vem a público manifestar veementemente seu repúdio às desrespeitosas declarações do presidente da república, que em 29 de julho afirmou que “um dia, se o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, eu conto para ele”. O pai do Presidente da OAB, Fernando Santa Cruz, foi preso e assassinado aos 26 anos, por agentes do Estado sem que seu corpo tenham sido entregue à família, em fevereiro de 1974, durante a ditadura civil empresarial militar. Atualmente, existem fortes indícios de que, após a sua tortura e assassinato pela repressão, seu corpo tenha sido incinerado, junto aos de mais 10 desaparecidos, nos fornos da Usina Cambahyba, em Campos dos Goytacazes, no interior do Rio de Janeiro/RJ.

02/08/2019
"Projeto não surge de discussão, já veio imposto pelo governo", afirma ADUA sobre "Future-se"

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), reunido na quinta-feira (1°), aprovou uma moção de repúdio ao Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras (Future-se) do governo federal. Durante a reunião extraordinária convocada para discutir o projeto, a ADUA destacou o posicionamento contrário da categoria ao projeto que intensificação a descaracterização da universidade pública e visa sua total mercantilização.

01/08/2019
“Future-se” é discutido em reunião do Consuni da Ufam

Com proposta de total mercantilização das universidades públicas e perda da autonomia universitária e da estabilidade de servidores, o Projeto de Lei (PL) “Future-se” será discutido nesta quinta (1º) e sexta-feira (2), pelo Conselho Universitário (Consuni) da Ufam. Encaminhado pelo Ministério da Educação (MEC), a proposta aprofunda a descaracterização e o sucateamento da pública, gratuita e socialmente referenciada no país.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]