Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
30/11/2018
Integrante da Comissão de Combate ao Assédio Moral na Ufam relata violência vivenciada

Hoje integrante da Comissão de Combate ao Assédio Moral na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a professora Izabel Heckmann contou ao InformANDES sobre a violência vivenciada no ambiente acadêmico. O relato da docente foi divulgado na edição de outubro do veículo do ANDES-SN.

30/11/2018
Confira programação do Dia Nacional de Luta com Mobilização nos Estados (5 de dezembro)

Em defesa das universidades e das escolas do ensino básico, técnicas e tecnológicas públicas federais, estaduais e municipais serão realizados atos em todo país, no Dia Nacional de Luta com Mobilização nos Estados, 5 de dezembro.

29/11/2018
Seminário sobre Reorganização da Classe Trabalhadora do ANDES-SN será realizado nos dias 30/11 e 1º/12

Conjuntura e os Desafios da Reorganização da Classe; Desafios para a educação superior no Brasil e na América Latina e Discutindo cuidados com segurança no Sindicato. Esses são alguns dos temas que serão debatidos durante o seminário interno do ANDES-SN “Reorganização da Classe Trabalhadora Diante dos Desafios do Período”. O encontro está previsto para ocorrer nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (Adunb – Seção Sindical do ANDES-SN) e na própria universidade, em Brasília (DF).

29/11/2018
Unila tem deficiência de 180 docentes e sindicato cobra MEC

A falta de docentes na Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila) foi pauta de negociação, na terça-feira (27), entre o ministério da Educação e representantes do ANDES-SN e da Sesunila Seção Sindical. Os sindicalistas cobraram do MEC a liberação completa das vagas pactuadas em 2010 para docentes na Unila. Atualmente, faltam 180 docentes na universidade. A situação tem exigido muito dos professores e professoras para que o tripé ensino, pesquisa e extensão seja mantido. Há cursos, por exemplo, que contam com apenas três docentes.

29/11/2018
Marco Legal e privatização da Ciência e Tecnologia no Brasil é tema de debate de seminário do ANDES-SN

Foi realizado nos dias 23 e 24 de novembro, em Campinas (SP), o "3º Seminário de Ciência e Tecnologia do ANDES – Sindicato Nacional" que tratou como temática central o “Marco Legal e a privatização da Ciência e Tecnologia no Brasil”. O evento foi sediado pela Associação dos Docentes da Universidade de Campinas (Adunicamp) e cumpriu uma das resoluções do 63º CONAD com o objetivo de adensar a crítica ao projeto de privatização da C&T no país, diante dos recentes dispositivos legais que buscam regulamentar o Marco Legal de CT&I, destacando a importância de avançar nas ações de enfrentamento a esse projeto com as demais entidades e movimentos defensores de uma ciência pública e autônoma.

29/11/2018
ANDES-SN debate censura na educação com ministro do STF Edson Fachin

O ANDES-SN, a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (Adunb – Seção Sindical do ANDES-SN), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e a Aliança Nacional LGBTI se reuniram na manhã de quarta-feira (28) com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin. O tema da reunião foi a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5537, que avaliará o projeto Escola Livre de Alagoas, semelhante ao Escola Sem Partido, pauta prevista para esta quarta, mas que mais tarde acabou sendo substituída por outra. Ainda não há previsão de data para o julgamento da ADI.

28/11/2018
ADUA-SS define delegação para o 38º Congresso do ANDES-SN

A Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA-SS) definiu a delegação que vai representar a categoria no 38º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), programado para o período de 28 de janeiro a 2 de fevereiro de 2019, em Belém (PA). Os integrantes foram escolhidos em rodada de Assembleias, encerrada nesta quarta-feira (28) na sede da entidade, em Manaus.

28/11/2018
Entidades da educação lançam manual contra a censura

Mais de 60 entidades ligadas à educação, entre elas o ANDES-SN, lançaram o “Manual Contra a Censura nas Escolas”. A iniciativa é uma resposta aos projetos que buscam censurar os debates sobre questões sociais e políticas pelas comunidades acadêmicas do Brasil a partir do Projeto de Lei (PL) 7180/14, da Escola Sem Partido, e de ações semelhantes nos estados e municípios.

28/11/2018
Agrotóxico é tema de seminários a serem realizados pelo ANDES-SN no próximo fim de semana

O ANDES-SN organizou dois seminários no último final de semana. A cidade de Campinas (SP) recebeu o III Seminário de Ciência e Tecnologia, com o tema "Marco Legal e a Privatização da Ciência e Tecnologia no Brasil". Já em Curitiba (PR) ocorreu o Seminário Nacional sobre Agrotóxicos, com o tema "Agro_TÓXICO: contamina, envenena e mata!".

28/11/2018
Frente Nacional Escola Sem Mordaça se reúne nesta quarta-feira (28)

A Frente Nacional Escola Sem Mordaça se reúne nesta quarta-feira (28) para debater os próximos passos da luta contra a censura nas escolas. A reunião começa às 9h e será na sede do ANDES-SN, em Brasília (DF).

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]