Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
11/02/2019
Sindicato tem expediente reduzido nesta segunda-feira

A ADUA-SSind. informa que o expediente será reduzido em uma hora nesta segunda-feira (11). O atendimento ocorrerá somente até as 17h.

11/02/2019
Proposta de Greve Geral contra a Reforma da Previdência é aceita em reunião do Fórum Sindical, Popular e de Juventudes

Cumprindo a deliberação do 38º Congresso do ANDES-SN, em reunião do Fórum Sindical, Popular e de Juventudes, por direitos e liberdades democráticas, realizada no dia 8 de fevereiro, em São Paulo, foi apresentada a proposta de construção da Greve Geral para barrar a Contrarreforma da Previdência. A proposta foi aceita por unanimidade entre as entidades presentes.

11/02/2019
Sete Estados pedem ao STF autorização para corte no salário de servidores

Sete estados enviaram ao Supremo Tribunal Federal (STF), na última segunda-feira (4), pedido do reestabelecimento da permissão de corte nos salários de servidores estaduais. A medida, se assim decidido pelo Supremo, permitirá a redução de salário e de jornada dos servidores em momentos de crise econômica.

11/02/2019
Ministro do STF barra iniciativa de deputada do PSL para monitorar professores

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou suspender o canal aberto pela deputada estadual Ana Caroline Campagnolo (PSL-SC), em sua página de Facebook, para que as pessoas fizessem denúncias de supostas posições políticas adotadas por professores. A decisão, em caráter liminar, acolheu recurso do Ministério Público Estadual de Santa Catarina e anula o despacho de uma desembargadora do Estado que havia liberado a ação.

08/02/2019
Estudantes da Unirio são alvo de perseguição política

Após denúncia anônima, o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ) pediu explicações ao reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) sobre a militância política de um grupo de estudantes. Na denúncia, que veio a público, os estudantes são chamados de “militantes de esquerda”, “vagabundos” e ressalta-se que “cidadão de bem não faz isso”. Os estudantes são, ainda, classificados como “integrantes de grupos subversivos contra a ordem, democracia e soberania nacional”.

08/02/2019
Novo Projeto de Lei do "Escola Sem Partido" é apresentado no Congresso

A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) apresentou ao Congresso Nacional um novo projeto do "Escola Sem Partido" para tentar amordaçar professores e estudantes. O Projeto de Lei (PL) 246/19 permite que estudantes gravem as aulas de seus professores e censura os grêmios estudantis. A medida vale apenas para a educação pública.

08/02/2019
Bolsonaro estuda proposta para trabalhador abrir mão de férias e 13º salário

O governo de Jair Bolsonaro (PSL) estuda criar um modelo em que o trabalhador poderá abrir mão de férias e do 13º salário ao ser contratado. Abrangendo direitos básicos trabalhistas (férias, FGTS e 13º salário) previstos na Constituição Federal, a proposta tem base legal para ser executada. Isso porque desde a reforma trabalhista aprovada em 2017 permite que o acordado entre patrão e empregado prevaleça sobre o que é garantido pelo legislado.

07/02/2019
Fonasefe realiza Reunião Ampliada no próximo dia 17, em Brasília

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) irá realizar a Reunião Ampliada de 2019 no próximo dia 17 (domingo), em Brasília (DF). A data foi definida encontro realizado no dia 31 de janeiro. Os objetivos da reunião são avaliar a conjuntura político-econômica e seu impacto no estado brasileiro, buscando unidade de ação e estratégias de enfrentamento e de luta; e discutir e debater a pauta da campanha salarial 2018, adequando à nova realidade, e estabelecer um calendário de luta em defesa dos servidores e dos serviços públicos.

07/02/2019
Encontro irá traçar estratégias em defesa do funcionalismo público

Representantes do funcionalismo público municipal, estadual e federal reúnem-se no dia 16 de fevereiro (sábado), às 9h, no Sindicato dos Metroviários de São Paulo, a fim de traçar estratégias para enfrentar os ataques do governo ao serviço público e aos direitos dos trabalhadores, como a reforma da Previdência e a nova legislação trabalhista. A programação inclui palestras e Grupos de Trabalho (GTs) para planejamento da mobilização. As inscrições estão abertas.

07/02/2019
Trabalhadores realizam ato contra o fim da Justiça do Trabalho

Centrais Sindicais, trabalhadores de diversas categorias, assim como magistrados, juízes, parlamentares, sindicalistas e outras entidades, realizaram o Ato Nacional em Defesa da Justiça do Trabalho e dos Direitos Sociais, na última terça-feira (5). A manifestação ocorreu no auditório Nereu Ramos, da Câmara Federal, em Brasília (DF).

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]