Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
15/02/2019
Pagamento de adicional ocupacional de servidores da Ufam deve ser regularizado apenas em setembro

O pagamento do adicional ocupacional de 90% dos 912 servidores (docentes e técnicos-administrativos) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que recebiam o benefício e tiveram o pagamento suspenso neste ano deve ser regularizado somente em setembro de 2019. A informação foi repassada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) durante reunião realizada na manhã desta sexta-feira (15), no auditório Sumaúma, no setor sul do campus universitário, que contou a participação da ADUA-SSind. Os adicionais ocupacionais compreendem as concessões por insalubridade, periculosidade, irradiação, ionizante e gratificação por trabalhos com raios-x ou substâncias radioativas.

15/02/2019
Revista "Universidade e Sociedade" do ANDES-SN recebe artigos

A Revista Universidade e Sociedade do ANDES-SN está recebendo artigos. A edição 64 da publicação terá como tema central "Transformações no mundo do trabalho e opressões de gênero" e será lançada no 64º Conad, em julho de 2019. Os artigos enviados para Revista deverão obedecer à normatização e ser submetidos até 10 de abril. Os textos devem ser encaminhados para e-mail andesregsp@uol.com.br

14/02/2019
Senado decide desengavetar projeto que proíbe o aborto em qualquer situação

O Plenário do Senado Federal aprovou, na terça-feira (12), por maioria de votos, desengavetar um projeto que proíbe o aborto em qualquer situação, o que torna mais rígida a legislação brasileira. Agora a matéria, que havia sido arquivada, volta à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e deve ser discutida pelo colegiado nas próximas semanas. O texto desarquivado é uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do ex-senador Magno Malta (PR-ES), que foi apresentada em 2015 e garante "a inviolabilidade da vida desde a concepção".

14/02/2019
ADUA-SSind. realiza reunião de organização da etapa estadual preparatória para o 3º ENE

Será realizada no próximo sábado (16), às 9h, na sede da ADUA-SSind, a reunião de organização da etapa estadual preparatória para o 3º Encontro Nacional de Educação (ENE). O prazo para realização dos Encontros Preparatórios encerra em 31 de março. Com o foco de construir uma proposta classista de educação e resistência aos ataques a essa área, a 3ª edição do ENE ocorrerá de 12 a 14 de abril, em Brasília (DF), e terá como tema “Por um projeto classista e democrático de educação”.

14/02/2019
Fórum de Luta por Direitos e Liberdades Democráticas terá participação do ANDES-SN

O Fórum Sindical, Popular e de Juventudes por direitos e liberdades democráticas será lançado na próxima terça-feira (19). O espaço tem como objetivo a construção de uma ampla unidade para lutar contra os ataques à classe trabalhadora. O ANDES-SN será uma das entidades participantes do Fórum, além de movimentos sociais, sindicais, estudantis e organizações políticas da cidade e do campo.

13/02/2019
Plantão Jurídico na ADUA-SSind. desta quinta (14) é suspenso

A ADUA-SSind. informa que não haverá Plantão Jurídico nesta quinta-feira (14), na sede da Seção Sindical. O atendimento ao sindicalizados e sindicalizadas poderá ser feito a partir de sexta-feira no escritório da assessoria jurídica.

13/02/2019
Professores universitários são demitidos por assédio sexual

Três casos de demissões de professores de instituições de ensino públicas brasileiras por causa motivados por assédio sexual contra estudantes foram registrados no ano passado. Após denúncias e sindicâncias, as universidades federais Fluminense (UFF) e de Goiás (UFG) afastaram, no ano passado, docentes que teriam forçado encontros com alunas e enviado mensagens eróticas pelo celular, conforme o jornal Folha de S.Paulo.

12/02/2019
Adicionais ocupacionais, divisão da Ufam e Promoção/Progressão são temas de reunião entre a ADUA-SSind. e Reitoria

A ADUA-SSind. se reuniu, na manhã de segunda-feira (11), com o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga, na sede da reitoria. A reunião teve como pauta a criação de duas universidades no Amazonas a partir do desmembramento da Ufam; a concessão (http://www.adua.org.br/noticias.php?cod=4723) dos adicionais ocupacionais (insalubridade, periculosidade, irradiação, ionizante e gratificação por trabalhos com raios-x ou substâncias radioativas); e a prorrogação do prazo para promoção e progressão dos e das docentes.

12/02/2019
CSP-Conlutas: Não existe rombo na Previdência

O governo de Jair Bolsonaro (PSL) pretende acabar com a aposentadoria dos trabalhadores do campo e da cidade. Com a reforma da Previdência, o tempo de contribuição sobe para 40 anos, a idade mínima para requerer a aposentaria pode atingir 65 anos para homens e mulheres contra os 60 (homens) e 55 (mulheres) atuais e a aposentadoria abaixo do salário-mínimo para pessoas com baixa renda.

12/02/2019
Deputadas apresentam Projeto de Lei em defesa da liberdade de ensino

As deputadas da bancada feminista do Partido Socialismo e Liberdade (PSol) na Câmara Federal protocolaram, na quarta-feira (6), o Projeto de Lei nº 502/2019. O PL institui o programa “Escola Sem Mordaça” em todo o território nacional. A proposta foi apresentada pela deputada do PSol/RJ, Talíria Petrone.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]