Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
12/04/2018
Nota de repúdio do ANDES-SN ao corte de ponto do(a)s Docentes da UNIMONTES

O(A)s professore(a)s da UNIMONTES estão em greve desde o início deste ano pelo cumprimento do acordo assinado com o governo estadual no ano de 2016 que incluía, entre outros elementos: a incorporação da Gratificação de Desempenho da Carreira de Professor de Educação Superior (GDPES) ao vencimento básico, e o aumento da Dedicação Exclusiva (DE) de 40% para 50%; a nomeação de concursado(a)s e a publicação de novos editais; a liberação com vencimento para docentes em formação (mestrado, doutorado e pós-doutorado) mediante aprovação do departamento ou unidade; e uma mesa de negociação permanente própria para a recomposição salarial da categoria. Porém, diante do descumprimento de pontos importantes destes acordos, o(a)s docentes da seção sindical do ANDES-SN iniciaram uma justa mobilização e greve.

12/04/2018
ANDES-SN realiza reunião conjunta dos Setores das Ifes, Iees/Imes e GTs

A cidade de Brasília (DF) receberá, nos dias 13 e 14, uma reunião conjunta dos Setores das Instituições Federais de Ensino (Ifes), das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino (Iees/Imes), e dos Grupos de Trabalho de Carreira (GTCarreira), de Política de Formação Sindical (GTPFS) e de Política Educacional (GTPE).

12/04/2018
Docentes da Unimontes em greve ocupam reitoria após salários cortados

Em greve desde o dia 30 de janeiro, os docentes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em Minas Gerais, ocuparam a reitoria da instituição na terça-feira (10) em resposta aos salários cortados. A paralisação é consequência do descumprimento do acordo que encerrou, em 2016, uma greve de quatro meses dos docentes.

12/04/2018
Comunidade acadêmica da UnB faz protesto contra o desmonte da universidade

Mais de 2,5 mil pessoas, entre docentes, técnico-administrativos e estudantes da Universidade de Brasília (UnB), realizaram uma manifestação unificada na terça-feira (10), para cobrar a liberação de recursos para a instituição, que vive uma grave crise financeira.

12/04/2018
ANDES-SN organiza publicação sobre financiamento da educação e C&T públicas

Os Grupos de Trabalho de Ciência e Tecnologia (GTC&T), de Política Educacional (GTPE) e do GT-Verbas do ANDES-SN se reuniram no final de semana, 7 e 8, na sede do Sindicato Nacional, em Brasília (DF) para debater, conjuntamente, a crise no financiamento das universidades e da ciência no Brasil. A realização da reunião é uma deliberação do 37º Congresso do ANDES-SN, realizado em janeiro desse ano na cidade de Salvador (BA).

10/04/2018
Professores realizam greve contra desmonte da educação pública nos EUA

Mais de 30 mil professores de Oklahoma, nos Estados Unidos, realizaram mais uma grande marcha nessa segunda-feira (9), contra o desmonte do ensino público e por mais recursos para a educação. Os professores desse estado e também de Kentucky estão em greve desde a última semana. Os professores de Oklahoma recebem um dos salários mais baixos do país.

10/04/2018
4ª etapa do Curso de Formação Política e Sindical debateu questão quilombola

Docentes de todo o país, representantes dos movimentos sociais, populares, estudantis e do movimento negro participaram no último fim de semana, 6 e 7 de abril, da 4ª etapa do Curso de Formação Política e Sindical do ANDES-SN. A última fase do Curso, referente a 2017, ocorreu na cidade de Rio Branco (AC), na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac - Seção Sindical do ANDES-SN) e teve como tema “Quilombolas, luta e revolução”.

10/04/2018
Reunião sobre campanha salarial do Fonacate e Fonasefe tem relatório e demais documentos divulgados

O relatório da reunião do Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), realizada no dia 5 de abril, foi divulgado. Os arquivos foram encaminhados por meio da Circular nº 106/18, do Sindicato Nacional.

10/04/2018
Comissão organizadora do 63º Conad é formada

A Comissão Organizadora do 63º Congresso do ANDES (Conad) foi composta e divulgada. O grupo é formado por oito docentes, sendo quatro dirigentes do Sindicato Nacional e quatro professores do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará (Sinduece). O encontro será realizado no período de 28 de junho a 1º de julho, em Fortaleza (CE). As informações foram divulgadas por meio da Circular nº107/18, do Sindicato Nacional.

09/04/2018
Em entrevista ao vivo, Chapa ‘ANDES Autônomo e de Luta’ avalia política sindical

Em sua passagem por Manaus, para participar do “Debate das chapas que concorrem às eleições do ANDES-SN, gestão 2018-2010”, promovido pela ADUA, o candidato à presidente do Sindicato Nacional pela chapa 1 “Andes Autônomo e de Luta”, professor Antônio Gonçalves, avaliou a educação e a política sindical brasileira, em entrevista ao vivo para um portal de notícias local.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 3088-7009 / 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]