Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
14/08/2018
Seminário discutirá o cenário político para servidores das três esferas

Representantes de entidades nacionais de servidores públicos das três esferas (federal, estadual e municipal), como Fonasefe, Fonacate, centrais sindicais e entidades estaduais e municipais, decidiram, em reunião realizada em Brasília (DF), na semana passada, a organização e mobilização dos servidores para o segundo semestre do ano. Foi aprovada a realização de um seminário nacional, na capital federal, de 30 de agosto a 1 de setembro.

13/08/2018
Coordenação da CSP-Conlutas reúne de 17 a 19 de agosto para avaliar conjuntura e definir plano de ação

A Coordenação Nacional da CSP-Conlutas reúne neste fim de semana, de 17 a 19 de agosto, em São Paulo, para avaliar a conjuntura e ainda elaborar o plano de lutas para este período que antecede as eleições no Brasil. O encontro faz parte da agenda bimestral de reuniões e deve contar com a presença de representantes eleitos nas entidades e movimentos filiados.

13/08/2018
ANDES-SN participa de Jornada Sindical em Universidade no PR

Docentes e técnicos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) promoveram na última quinta-feira (9) uma Jornada Sindical no campus Realeza (PR). O pólo universitário fica no sudoeste do Paraná, a 500 km da capital Curitiba.

13/08/2018
ANDES-SN abre inscrição para curso de formação política e sindical

Em cumprimento às resoluções do 37º Congresso e do 63º Conselho do ANDES-SN (Conad), o Sindicato Nacional abre inscrições para o Curso Nacional de Formação Política e Sindical do ANDES-SN 2018. Com tema “Universidade, Trabalho e Movimento Docente”, o encontro será realizado nos dias 14, 15 e 16 de setembro, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), organizado pelo Grupo de Trabalho de Política e Formação Sindical (GTPFS) em parceria com a Secretaria Regional Nordeste III. As ementas, sugestões de bibliografia e o auditório de realização do evento serão enviados posteriormente.

13/08/2018
SBPC reconhece que dívida pública impede investimento nas universidades, diz professor

No último dia do seu 70º encontro anual, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) aprovou em assembleia lutar pela auditoria da dívida pública brasileira. Segundo o professor José Menezes Gomes, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a decisão da entidade reconhece o pagamento da dívida pública como principal motivo para a precarização das universidades públicas brasileiras. “No ano passado, 43% do orçamento público foi destinado ao pagamento do serviço da dívida e o restante para todas as outras despesas importantes para a população”, explica.

10/08/2018
Trabalhadores ocupam Praça da Polícia no Dia do Basta contra reformas

Trabalhadores e estudantes ocuparam a Praça da Polícia na tarde desta sexta-feira (10), por ocasião do “Dia do Basta: Dia Nacional de Mobilização e Paralisações” contra a retirada de direitos. Durante o protesto, representantes de movimentos sociais e sindicais enunciaram palavras de ordem pelo fim das contrarreformas implementadas pelo governo ilegítimo de Michel Temer, as quais têm gerado consequências drásticas ao setor público brasileiro.

10/08/2018
Panfletagem marca Dia Nacional de Mobilização e Paralisações em Parintins

Docentes do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), unidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Parintins, promoveram no início da tarde desta sexta-feira (10), Dia Nacional de Mobilização e Paralisações, uma panfletagem em protesto aos ataques orquestrados pelo governo federal contra o emprego, a aposentadoria e os direitos trabalhistas. A atividade, destinada a convocar a comunidade acadêmica a somar forças e dizer basta à tentativa de acabar com os serviços públicos faz parte da mobilização nacional organizada pelas centrais sindicais com atividades em diversos estados, ao longo do dia de hoje, “Dia do Basta”.

10/08/2018
Docentes e técnicos da Ufam realizam ato no Dia do Basta (10), no Bosque da Resistência

Em uma ação conjunta, sindicalizados/as da Associação dos Docentes da Ufam (ADUA) e do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam) participaram, na manhã desta sexta-feira (10), de um ato pelo “Dia do Basta: Dia Nacional de Mobilização e Paralisações”. Os docentes e Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) panfletaram e discursaram no Bosque da Resistência, em frente ao campus universitário.

09/08/2018
Deputado convoca reunião às pressas para aprovar “Escola sem Partido”

Os movimentos sociais que defendem uma educação democrática e inclusiva foram surpreendidos com a tentativa de parlamentares aprovarem o "Escola sem Partido". Na terça-feira (7), o deputado Marcos Rogério (DEM-RO), presidente da comissão especial que analisa o Projeto de Lei (PL) 7180/14, convocou uma reunião incluindo o PL na pauta. A reunião foi convocada para esta quarta-feira (8).

09/08/2018
ADUA convoca sindicalizados/as dos campi fora da sede a unir forças no “Dia do Basta” (10)

A diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA) convoca os/as sindicalizados/as da sede e dos cinco campi fora da sede da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) a somar forças no movimento nacional “Dia do Basta: Dia Nacional de Mobilização e Paralisações”, 10 de agosto. Os docentes dos institutos de Coari, Parintins, Humaitá, Itacoatiara e Benjamin Constant são chamados a se unir na luta em defesa do emprego, da aposentadoria e dos direitos trabalhistas. Na capital, estão programadas mobilizações às 7h, no Bosque da Resistência, na Ufam, e às 15h, na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), no Centro de Manaus.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]