Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
11/12/2018
Vitória: Projeto Escola Sem Partido é arquivado e só volta a ser debatido em 2019

O deputado Marcos Rogério (DEM-RO), presidente da Comissão Especial que trata do Projeto de Lei (PL) 7180/14, decidiu encerrar os trabalhos da comissão e acabar com as discussões sobre o projeto Escola Sem Partido no ano de 2018. Assim, o debate sobre a censura na educação brasileira só será retomado na próxima legislatura, em 2019.

11/12/2018
Prestes a tomar posse, Bolsonaro e família são alvos de movimentação financeira suspeita

Não é só o futuro ministro Onyx Lorenzoni (DEM), acusado de uso de Caixa 2, que ofusca e traz a suspeita de corrupção ao governo de Bolsonaro, prestes a tomar posse. O próprio presidente eleito se viu essa semana no centro de uma situação bem questionável após vir a público uma movimentação financeira envolvendo seu filho e sua esposa.

11/12/2018
CSP-Conlutas exige apuração do assassinato de militantes do MST na Paraíba

A CSP-Conlutas exige do governo Ricardo Coutinho (PSB) e seus órgãos institucionais uma apuração rápida e rigorosa para que os executores e mandantes dos assassinatos de militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) sejam identificados e responsabilizados. No último sábado (8), dois líderes do MST foram brutalmente mortos em Alhandra, na Paraíba. Rodrigo Celestino (38 anos) e José Bernardo da Silva (46 anos), conhecido como Orlando Bernardo, eram coordenadores do acampamento Dom José Maria Pires, que fica na área da fazenda Guarapu, do Grupo Santa Tereza, ocupada desde julho de 2007.

11/12/2018
Seminário do ANDES-SN debate políticas e condições de trabalho no Ensino à Distância

Políticas públicas, financiamento, gestão, condições de trabalho e formação de professores no Ensino à Distância (EAD) foram alguns dos temas debatidos no Seminário Nacional de EAD do ANDES-SN. O evento ocorreu, nos dias 8 e 9, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), cumprindo as resoluções do 37º Congresso da entidade, com o objetivo de debater pautas importantes para os docentes que trabalham sobre a modalidade EAD.

10/12/2018
ANDES-SN solicita ingresso como Amicus Curiae em ADI que questiona MP de suspensão das tabelas remuneratórias

O ANDES-SN solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o ingresso como Amicus Curiae na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6009/2018. A ADI questiona a Medida Provisória (MP) 849/18, que suspende as mudanças nas tabelas remuneratórias dos Servidores Públicos Federais (SPF). A função do Amicus Curiae - do latim “amigo da corte” - é chamar a atenção da corte para questões que poderiam não ser notadas, trazendo informações adicionais que possam auxiliar na discussão antes da decisão final do processo.

10/12/2018
MPF no Pará recomenda coibir violação do direito da liberdade de cátedra

O Ministério Público Federal (MPF) no Pará encaminhou aos reitores de instituições de ensino superior, gerentes regionais de educação e secretários municipais de educação uma recomendação para que se abstenham de promover qualquer sanção arbitrária contra professores. O Procurador da República no Pará, Ubiratan Cazetta, recomenda que os reitores e demais gestores coíbam qualquer forma de assédio moral aos professores por estudantes, familiares e responsáveis, sobretudo ações que resultem em constrangimentos ou censura direta e indireta.

10/12/2018
Decreto altera regras para privatização de estatais federais

O Decreto 9589/2018, assinado pelo presidente Michel Temer e publicado no Diário Oficial da União, confere ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão o poder de definir quais empresas estatais poderão ser privatizadas.

10/12/2018
Somente Língua Portuguesa e Matemática serão disciplinas obrigatórias no Ensino Médio

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, na última terça-feira (4), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. A BNCC é a orientação curricular para todas as escolas públicas e privadas do país. A base, que trata como obrigatório apenas o ensino de matemática e português, segue para aprovação do Ministério da Educação (MEC).

10/12/2018
Votação do Projeto "Escola sem Partido" é marcada para terça-feira (11)

A comissão especial que analisa o Projeto de Lei (PL) 7180/14, mais conhecido como "Escola sem Partido", adiou para a próxima terça-feira (11), às 9h (horário de Brasília), a votação do relatório do deputado Flavinho (PSC-SP). Na última quarta (5), os deputados contrários ao projeto, conseguiram novamente obstruir o processo de votação. A reunião foi suspensa devido ao início da Ordem do Dia do plenário da Câmara.

07/12/2018
CSP-Consultas planeja realização do 3º Seminário Nacional de Comunicação

Em reunião da Coordenação Nacional da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), de 23 a 25 de novembro, em São Paulo (SP) foi debatida a preparação para o 3º Seminário Nacional de Comunicação. A previsão é que o evento ocorra no início de 2019, apontando perspectivas de avanços na produção e integração do setor. Na intenção de reunir subsídios para o evento, a CSP-Conlutas encaminhou uma pesquisa sobre Comunicação às entidades e movimentos que integram a Central.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]