Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
18/07/2018
Grupo de Trabalho de Política de Formação Sindical terá encontro em agosto

Na pauta do encontro está a discussão de temas como o retorno do debate nas seções sindicais sobre a paridade de gênero na direção do ANDES-SN; a política de cota para negras e negros na direção nacional do ANDES-SN; e ações referentes ao debate sobre reorganização da classe trabalhadora.

18/07/2018
Reunião do GTPCEGDS discutirá mobilizações de 3 de agosto

O Grupo de Trabalho de Política de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) se reúne nos dias 4 e 5 de agosto, na sede do ANDES-SN, em Brasília (DF) para avaliar as mobilizações do 3 de agosto, data em que o Supremo Tribunal Federal (STF) seguirá a discussão da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, que busca descriminalizar o aborto no Brasil até a 12ª semana de gestação.

18/07/2018
Reunião do Setor das IEES/IMES ocorrerá nos dias 28 e 29 de julho

Na pauta do encontro estão informes; as resoluções do 63° Conad e pendências do 37° Congresso; e a discussão sobre o tema, programação, palestrantes e o público participante do XVI Encontro Nacional do Setor IEES/IMES.

18/07/2018
Comissão inclui alfabetização plena e leitura como objetivos da educação básica

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que inclui a alfabetização plena e a capacitação para a leitura ao longo da educação básica como dever do Estado. A medida está prevista no Projeto de Lei 9575/18, do deputado Hugo Leal (PSD-RJ).

18/07/2018
Propostas aprovadas pela Câmara na área de educação no 1º semestre deste ano

No primeiro semestre de 2018, a Câmara dos Deputados aprovou 87 propostas no Plenário e 71 projetos em caráter conclusivo na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), que não precisam passar pelo Plenário. Os temas tratados variaram desde transporte a segurança, passando também por energia, economia e acesso a dados. Confira o que foi destaque na área de Educação.

17/07/2018
Frente Nacional Escola Sem Mordaça realiza seminário sobre o tema em agosto

A Frente Nacional Escola Sem Partido definiu, em reunião realizada nos dias 11 e 12 deste mês, em Brasília (DF), uma lista de ações voltadas ao enfrentamento ao PL 7180/2014 que teve a votação suspensa, na semana passada, após pressão exercida por entidades, movimentos estudantis e sociais que defendem uma educação democrática.

17/07/2018
Artigos para a revista do ANDES devem ser enviados até 21 de setembro

Os docentes interessados em colaborar com a Revista Universidade & Sociedade, publicação semestral do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), têm ainda pouco mais de dois meses para enviar os artigos. Os textos devem ser remetidos até o dia 21 de setembro deste ano, para o e-mail andesregsp@uol.com.br.

17/07/2018
País só cumpriu uma meta do Plano Nacional de Educação

Governo federal, estados e municípios não cumpriram a maioria dos prazos intermediários estabelecidos no Plano Nacional de Educação (PNE), vigente há quatro anos. E a maior parte das metas ainda está longe de ser alcançada. Os indicadores revelam que, se continuar no mesmo ritmo, o plano não será plenamente executado nos próximos seis anos.

17/07/2018
Docentes da Unimontes conquistam reconhecimento de titulação

Os docentes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) conquistaram na justiça, em primeira instância, o direito de terem seus títulos acadêmicos reconhecidos no que diz respeito à carreira e à remuneração. Esse direito lhes era negado pela reitoria da instituição desde o concurso público realizado em 2015, quando a administração da Unimontes decidiu remunerar os docentes pela titulação mínima exigida para a vaga, e não pela titulação correta.

17/07/2018
Mulheres vão às ruas nesta quinta-feira (19) pela legalização do aborto

Nesta quinta-feira (19), trabalhadoras e estudantes vão tomar as ruas de São Paulo pela legalização do aborto. A manifestação será em São Paulo na praça Oswaldo Cruz, às 17h, e é organizada pelo MML (Movimento Mulheres em Luta), Pão e Rosas, Juntas, Marcha Mundial de Mulheres, Articulação Brasileira de Mulheres, autonomistas e independentes.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]