Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
30/04/2019
ENE avança na construção da luta para barrar a contrarreforma da previdência

A contrarreforma da Previdência apresentada por Jair Bolsonaro - foi colocado na centralidade do plano de lutas do III Encontro Nacional de Educação (ENE) realizado de 12 a 14 de abril, em Brasília (DF). A PEC é mais um entre tantos ataques do governo de ultradireita, que também tem desferido diversos e sucessivos golpes contra a educação pública, outro foco do plano de lutas definido no encontro que teve como tema central “Por um projeto classista e democrático de educação”.

29/04/2019
ANDES-SN emite nota de repúdio ao corte de ponto dos/das docentes das universidades estaduais da BA

Em 04 de abril de 2019, as Universidades Estaduais da Bahia deflagraram greve em defesa da universidade por conta do contingenciamento orçamentário realizado pelo Governo Estadual, por reajuste salarial, pela garantia dos direitos trabalhistas e para reverter as alterações feitas de forma autoritária no Estatuto do Magistério Superior. Apesar da pauta do movimento docente ter sido entregue em janeiro de 2018 e reforçada em dezembro do mesmo ano, o governo abriu mesa de negociação somente após a deflagração da greve.

29/04/2019
Sindicato Nacional convoca para mobilização nacional contra os cortes em Ciência e Tecnologia

Os efeitos nefastos da Emenda Constitucional (EC) 95/2016 e da política privatista e de austeridade implementada pelo governo de extrema-direita estão se refletindo em duros cortes nos investimentos de ciência e tecnologia.

29/04/2019
ANDES-SN inicia ação multimídia em defesa da liberdade de ensinar e aprender

Para fazer frente à onda de perseguição e de criminalização de professores e aos cortes de verbas, o ANDES-SN está iniciando ação multimídia com a ideia de unificar as mobilizações no interior das instituições de ensino pelo selo: “Liberdade de ensinar e aprender: por uma educação, ciência e tecnologia públicas”.

26/04/2019
ADUA apoia e convida para paralisação unificada dos docentes da Semed e Seduc

Os professores e professoras das secretarias municipal e estadual de Educação (Semed e Seduc) irão paralisar as atividades na próxima segunda-feira (29). A mobilização terá concentração às 9h, em frente à Prefeitura de Manaus, e caminhada para a sede do Governo do Amazonas. A Seção Sindical dos Docentes da Ufam (ADUA) apoia o ato.

26/04/2019
Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia publica nota de repúdio a declarações de presidente e ministro

A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF) e associações abaixo mencionadas repudiam veementemente as falas recentes do atual presidente da república e de seu ministro da educação sobre o ensino e a pesquisa a área de humanidades, especificamente em filosofia e sociologia, por revelarem ignorância sobre os estudos na área, sobre sua relevância, seus custos, seu público e ainda sobre a natureza da universidade. Esta ignorância, relevável no público em geral, é inadmissível em pessoas que ocupam por um tempo determinado funções públicas tão importantes para a formação escolar e universitária, para a pesquisa acadêmica em geral e para o futuro de nosso país.

26/04/2019
Assembleia dos docentes da Ufam discutirá Greve Geral da Educação

A realização de uma Greve Geral da Educação no dia 15 de maio é o principal ponto da pauta da próxima Assembleia Descentralizada da Seção Sindical dos Docentes da Ufam (ADUA-SSind.). A assembleia será realizada de 29 de abril a 10 de maio, nos campi de Manaus e fora da sede (Humaitá, Coari, Itacoatiara, Parintins e Benjamin Constant). De caráter nacional, a Greve Geral da Educação tem como principais bandeiras a defesa da educação pública e a luta contra a Contrarreforma da Previdência apresentada pelo governo Bolsonaro.

26/04/2019
Sindicato Nacional emite nota contra ataques à formação na área de Ciências Humanas

Na manhã desta sexta-feira, 26 de abril, o presidente Bolsonaro, por meio de sua conta de Twitter, anunciou que pretende atacar os investimentos “em faculdades de filosofia e sociologia (humanas)” em favor de “um ofício que gere renda” (SIC).

26/04/2019
Proposta prevê proibição de todos os tipos de aborto

A senadora Juíza Selma (PSL-MT) apresentou, na última quarta-feira (24), relatório favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 29/2015. A PEC altera o art. 5º da Constituição Federal para determinar a “inviolabilidade do direito à vida desde a concepção”. Na prática, o texto proíbe a interrupção de gravidez em situações já previstas em lei, como em casos de estupro, de risco à vida da mãe e de anencefalia do feto.

26/04/2019
ANDES-SN emite nota em repúdio à criminalização dos movimentos sociais

Na quarta-feira, dia 24 de abril de 2019, três representantes do Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas (MLB) de Belo Horizonte/MG foram preso(a)s na ocupação da prefeitura de Belo Horizonte.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]