Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
17/06/2019
Greve Geral: Milhares de manifestantes vão às ruas de Manaus em protesto

Milhares de trabalhadores e trabalhadoras foram às ruas da capital amazonense, na tarde de sexta-feira (14), para protestar contra a reforma da previdência e os ataques a educação e em defesa do direito de aposentadoria. Convocado nacionalmente pelas centrais sindicais, o ato unificado em Manaus ocorreu na Praça 5 de Setembro (Praça da Saudade). A Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), da qual a Seção Sindical dos Docentes da Ufam (ADUA-SSind) ADUA faz parte, apoiou e participou da manifestação.

14/06/2019
Greve Geral: Docentes e técnicos fecham entrada da Ufam em protesto

Docentes, técnicos-administrativos em educação e estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) da capital e dos cinco campi fora da sede realizaram, na manhã de sexta-feira (14), atividades em protesto contra a Reforma da Previdência, o corte aos recursos das instituições federais de ensino e todos os ataques do governo Bolsonaro. Convocada pelas centrais sindicais, a Greve Geral terá ato unificado com todos os trabalhadores e trabalhadoras na tarde desta sexta.

14/06/2019
Decisão do TRF-1 mantém bloqueio de recursos para a Ufam

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) aceitou o recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e derrubou a liminar da Justiça Federal da Bahia que suspendeu, na semana passada, o contingenciamento de verbas de universidades federais e de outras instituições públicas de ensino.

14/06/2019
Aduff e ANDES-SN defendem direito à manifestação e repudiam atropelamento em Niterói (RJ)

Dirigentes da Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense (Aduff-SSind) e do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) afirmaram ser inaceitável ações violentas como o atropelamento ocorrido na manhã desta sexta-fera (14), em Niterói (RJ), durante Greve Geral. Os representantes das entidades afirmaram a manifestação pacífica dos docentes defende justamente o direito à vida com dignidade, com Previdência Social e educação.

13/06/2019
Greve Geral: Centrais Sindicais realizam atos durante toda sexta-feira no Amazonas

Petroleiros, professores federais, estaduais e municipais, bancários, urbanitários, comerciários, técnicos em educação e servidores públicos são algumas das categorias que irão paralisar suas atividades na Greve Geral desta sexta-feira, 14 de junho, no Amazonas, convocada pelas centrais sindicais. A informação foi divulgada na manhã desta quinta em coletiva de imprensa no auditório da Seção Sindical dos Docentes da Ufam (ADUA).

12/06/2019
Reforma de Bolsonaro quer mudar a constituição para acabar com direitos

A Reforma da Previdência (PEC 06/2019) vem sendo bastante debatida nos últimos dias, e o governo Bolsonaro tem feito de tudo para acelerá-la. A PEC tem sido considerada como um ataque sem medidas aos direitos sociais da classe trabalhadora, uma vez que ela visa tirar benefícios e direitos básicos do cidadão brasileiro, uma delas é excluir da Constituição Federal todas as regras referentes às aposentadorias, seja no setor público quanto no setor da iniciativa privada.

12/06/2019
MEC nomeia professora fora da lista tríplice como reitora da UFGD

O Ministério da Educação nomeou a pedagoga Mirlene Ferreira Macedo Damázio para exercer o cargo de reitora pro-tempore da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A nomeação, assinada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi publicada na edição desta terça-feira (11) do Diário Oficial da União (DOU).

12/06/2019
Setores das IFES, IEES e IMES avaliam construção da Greve Geral de 14 de junho

Em reunião conjunta dos Setores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e das Instituições Estaduais de Ensino Superior Superior (IEES/IMES), realizada nos dias 8 e 9 de junho em Brasília (DF), foi feita uma avaliação sobre as manifestações do dia 30 de maio e 14 de junho, a construção da Greve Geral, e informes. A posição contrária à MP (medida provisória) 873/2019, PEC (Proposta a Emenda Constitucional) 06/2019 foram pautas discutidas na reunião.

11/06/2019
Comissão da OAB sugere evento para debater autonomia universitária e democracia

A Comissão Especial de Defesa da Autonomia Universitária da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) propôs a realização de um ato para debater democracia e autonomia universitária. A sugestão foi aprovada em reunião, na última quarta-feira (5), em Brasília (DF).

11/06/2019
ANDES-SN repudia declaração do ministro da educação sobre Ensino Superior

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) vem a público repudiar a fala do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que nesta sexta-feira, 7, defendeu publicamente a expansão do ensino privado no País.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]