Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
21/01/2019
Testemunhas apontam ex-policial do Bope como assassino de Marielle e Anderson

O principal suspeito de assassinar Marielle Franco e Anderson Gomes é um ex-policial militar, capitão do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope). A informação foi divulgada pelo portal Intercept Brasil. Conforme reportagem publicada no último dia 18, o suspeito teria sido expulso da PM por envolvimento com a máfia do jogo do bicho no Rio de Janeiro.

21/01/2019
MEC reduz poder de comunidade acadêmica e Bolsonaro poderá escolher reitores

Com discurso que prega mudanças radicais nas universidades, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) poderá escolher o reitor de 11 instituições federais em 2019, de acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo. As indicações serão feitas após a edição de um documento do Ministério da Educação (MEC) que reduz o poder dos estudantes e servidores nas eleições internas, assinada no dia 13 de dezembro de 2018, durante o processo de transição para o novo governo.

21/01/2019
Ano de 2019 inicia sem previsão de concurso federal

O ano de 2019 começou sem nenhuma autorização de concurso público na administração pública federal. De acordo com o Ministério da Economia, não há previsão de autorizações de concursos este ano. O governo federal poderá conceder novas autorizações, mas em caráter excepcional, por medida de absoluta necessidade da administração e desde que asseguradas as condições orçamentárias, informou.

18/01/2019
Plantão Jurídico será retomado na próxima quinta (24) na ADUA-SSind.

O Plantão Jurídico na sede da ADUA-SSind. será retomado na próxima quinta-feira (24 de janeiro). O atendimento foi suspenso para recesso e estava sendo realizado somente no escritório da assessoria jurídica do sindicato "Gomes e Bicharra".

18/01/2019
Credenciamento no 38º Congresso do ANDES-SN encerra na terça-feira

Encerra nesta terça-feira (22), o prazo para credenciamento no 38º Congresso do ANDES-SN. O processo foi iniciado dia 3 de dezembro. Delegados, delegadas, observadores,observadoras e suplentes dos delegados e delegadas devem enviar a documentação regimental para efetivar a inscrição/credenciamento. Já a ratificação ou retificação deve ser feita no primeiro dia do evento (28 de janeiro), das 9h às 12h e das 14h às 18h.

18/01/2019
ANDES-SN divulga nota técnica da AJN sobre desativação do Módulo de Adicionais do Siapenet

O ANDES-SN encaminhou nota técnica da Assessoria Jurídica Nacional (AJN), referente à Orientação Normativa (ON) nº 4/17 do Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão (MPDG) referente à desativação do Módulo de Adicionais do Siapenet. O documento traz orientações jurídicas sobre a ON que ocasionou a suspensão do pagamento dos adicionais ocupacionais (insalubridade, periculosidade e irradiação ionizante e gratificação por trabalho com raio-x ou substâncias radioativas) em Instituições Federais de Ensino (IFEs).

18/01/2019
Migrantes se organizam por direitos e marcam plenária aberta para 2 de fevereiro

Em reunião na noite da última quarta-feira (16) representantes de migrantes organizados em associações discutiram a política do governo de Jair Bolsonaro (PSL) e os impactos da ruptura com o Pacto Global para Migração da Organização das Nações Unidas (ONU), assim como as demandas por direitos desse segmento da sociedade. Algumas iniciativas foram aprovadas com o intuito de avançar na defesa dos direitos dos migrantes.

18/01/2019
Bolsonaro esvazia Funai e nomeia presidente ligado à exploração de minério em terras indígenas

Como se não bastasse a transferência da demarcação de terras indígenas para o Ministério a Agricultura, pasta ligada aos ruralistas, outra ação do desgoverno de Jair Bolsonaro (PSL) ataca ainda mais os povos originários. A Fundação Nacional do Índio (Funai), que foi criada para proteger o interesse dos povos indígenas, agora será presidida pelo general da reserva, Franklimberg Ribeiro de Freitas, que já foi presidente do conselho consultivo para assuntos indígenas na mineradora Belo Sun.

17/01/2019
Governo federal suspende pagamento de adicionais ocupacionais de servidores federais

Diversas categorias de Servidores Públicos Federais (SPF), entre elas os docentes, foram surpreendidas ao perceber um corte em seus contracheques de fevereiro. Os adicionais ocupacionais (por insalubridade, periculosidade, e exposição à irradiação ionizante, raios-x ou substâncias radioativas) não serão pagos por conta do atraso na migração de dados entre dois sistemas diferentes. O ANDES-SN orienta suas seções sindicais a ingressar com ações na justiça local reivindicando a manutenção do pagamento enquanto não houver a migração dos dados.

16/01/2019
Centrais convocam trabalhadoras e trabalhadores a lutarem contra a Reforma da Previdência

O ano de 2019 promete muitas lutas diante dos ataques pretendidos pelo novo governo, banqueiros e empresários contra os trabalhadores. Com o objetivo de organizar a mobilização unitária, as centrais sindicais (CGTB, CSB, CSP-Conlutas, CTB, CUT, Força Sindical, Intersindical e Nova Central), além de representantes de sindicatos e federações se reuniram na sede do Dieese, em São Paulo, nesta terça-feira (15) a aprovaram que haverá luta unificada em defesa da aposentadoria dos trabalhadores e trabalhadoras no país.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]