Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
20/10/2017
Policiais armados retiram famílias de ocupação Irmã Helena sem aviso prévio

Cerca de 50 policiais militares fortemente armados retiraram 107 pessoas, incluindo crianças, da ocupação Irmã Helena, na manhã desta sexta-feira (20), de um terreno na Avenida Humberto Calderaro Filho, no bairro Adrianópolis. Os integrantes da ocupação tinham uma reunião marcada, nesta sexta, com representantes da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) para definir o destino das famílias e foram surpreendidas às 5h com a remoção que não teve resistência por parte das 40 famílias que estava no local há dois anos e meio.

20/10/2017
Nota de Pesar – professora Sandra do Nascimento Noda

A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA), seus associados e demais membros da categoria manifestam seu mais profundo pesar pelo falecimento da professora da Ufam, Sandra do Nascimento Noda.

19/10/2017
Núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida no Amazonas reúne neste sábado (21)

Lançado no dia 20 de outubro de 2016, o Núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida no Amazonas, do qual fazem parte a ADUA e o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), tem novo encontro neste sábado (21), um dia após completar seu 1º ano. A plenária ocorrerá a partir das 9h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Estado do Amazonas (Sintjam).

19/10/2017
Encontro da Classe Trabalhadora das Américas reúne representantes da América Latina, África e Europa

O 1º Encontro da Classe Trabalhadora das Américas reuniu mais de cem pessoas de países da América Latina, África e Europa, nos últimos dias 16 e 17, em São Paulo (SP). Um dos temas de discussão durante o encontro foram os ataques vivenciados pelos trabalhadores das várias nações representadas. O evento foi organizado pela Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas (RSISL), da qual a Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas) faz parte.

19/10/2017
ANDES divulga moção de apoio a colégio, universidade e equipe de programa

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) divulgou uma moção de apoio ao Colégio de Aplicação João 23, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a equipe do programa A Hora do Lanche. Nos últimos meses, esses espaços vêm recebendo todo tipo de ataque, principalmente professores e estudantes, em nome de uma moral conservadora e de caráter fascista, conforme o Sindicato Nacional.

19/10/2017
Reuniões das instituições federais, estaduais e municipais de ensino superior têm locais divulgados

As reuniões dos Setores das Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior (IFES/IEES/IMES) irão ocorrer nos dias 19, 20 e 21 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ). Os locais de cada um dos encontros foram divulgados na Circular 354/2017, do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN).

19/10/2017
Situação da Ciência e Tecnologia será analisada em reunião de Grupo de Trabalho do ANDES

A atual conjuntura da Ciência e Tecnologia (C&T) no país será tema de discussão na próxima reunião do Grupo de Trabalho de Ciência & Tecnologia (GTC&T), do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). Realizado nos dias 28 e 29 de outubro, em Brasília (DF), o debate servirá de base para elencar os desafios e ações políticas da entidade como forma de preparação para o 37º Congresso do Sindicato Nacional, que ocorre de 22 a 27 de janeiro, em Salvador (BA).

18/10/2017
ADUA sedia evento gratuito ‘150 anos de O Capital: desafios de um mundo em crise’

Obra fundamental para o pensamento contemporâneo, ‘O Capital’, de Karl Marx, completa 150 anos de publicação neste ano. Em comemoração à data, o Grupo de Estudos de Marx e O Capital (Gemac), da Ufam, realiza o debate “150 anos de O Capital: desafios de um mundo em crise" sobre o livro nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no auditório da ADUA. Entre os palestrantes convi-dados está o professor da Universidade de São Paulo (USP), Jorge Grespan.

18/10/2017
Temer altera código penal para mascarar trabalho escravo no Brasil

Sob o pretexto de regular o pagamento do seguro-desemprego a trabalhadores resgatados de condições análogas à escravidão e possibilitar a atualização da Lista Suja – que traz o nome de empresas e empresários autuados por manter trabalhadores em situação de extrema exploração –, o Ministério do Trabalho publicou no dia 16, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 1.129/2017, assinada pelo ministro Ronaldo Nogueira.

17/10/2017
Defesa da Educação Pública mobiliza entidades nesta quinta-feira

Professores, estudantes, técnicos e terceirizados da área de Educação, além de participantes de movimentos sociais, sindicais e populares, irão realizar manifestações pelo país, nesta quinta-feira (19 de outubro), no Dia Nacional em Defesa da Educação Pública.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 3088-7009 / 3305-4103.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]