Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
15/01/2019
Governador do Rio de Janeiro censura exposição em alusão à ditadura

Em cartaz na Casa França-Brasil desde 4 de dezembro, a mostra “Literatura Exposta” seria encerrada com uma performance que fazia alusão à ditadura. A performance de encerramento seria encenada pelo coletivo de artistas “É uma maluca” no último dia da exposição, domingo 13. Entretanto um dia antes, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, ordenou o fechamento da exposição e proibiu a performance.

14/01/2019
Comissão Guarani protocola ação no MPF contra transferência de demarcação de terras indígenas para o Ministério da Agricultura

A Comissão Guarani, que compõe os povos originários Guarani Mbyá, Ñandeva e Ava-Guarani, do sul e sudeste, protocolou, junto ao MPF (Ministério Público Federal), uma ação contra o governo de Jair Bolsonaro (PSL) que transferiu a demarcação de terras indígenas para o Ministério da Agricultura. A entrega do documento, que ocorreu na última sexta-feira (11), contou também com uma manifestação em frente ao órgão.

14/01/2019
Mais de 20 mulheres são assassinadas no país em 2019

Vinte e uma mortes e 11 tentativas de assassinatos noticiados na imprensa até 6 de janeiro. Em constante atualização, os números fazem parte de uma pesquisa feita por Jefferson Nascimento, doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP). Os dados revelam o aterrador cenário do feminicídio no Brasil. Além disso, o estudo aponta para algo em comum entre os casos: o autor do crime tem algum relacionamento íntimo com a vítima. Em geral são namorados, maridos ou ex-companheiros.

14/01/2019
MEC exonera responsável por edital que removia a necessidade de revisão de livros didáticos

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, exonerou, na última sexta-feira (11), Rogério Fernando Lot, chefe de gabinete do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Lot foi responsável pelas alterações no edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020, enquanto atuava como presidente interino do FNDE.As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), em 2 de janeiro.

14/01/2019
Vitória (ES) realiza encontro preparatório do III Encontro Nacional de Educação

A cidade de Vitória (ES) recebeu, no final de novembro, o Encontro Preparatório Estadual capixaba do III Encontro Nacional de Educação (ENE). O III ENE será realizado em abril, em Brasília (DF). O prazo para realização de Encontros Preparatórios é 31 de março. O encontro durou dois dias. Se reuniram profissionais e estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), do Instituto Federal do Espírito Santos (Ifes), educadores das redes estadual e de municípios capixabas, pais e mães de alunos, além de representantes de movimentos sindicais e populares.

11/01/2019
Prazo para credenciamento no 38º Congresso do ANDES-SN encerra dia 22

Encerra no próximo dia 22 (terça-feira), o prazo para realização do credenciamento no 38º Congresso do ANDES-SN. O processo foi iniciado no dia 3 de dezembro. Delegado(a)s, observadore(a)s e observadore(a)s e suplentes do(a) delegado(a) devem enviar a documentação regimental para efetivar a inscrição/credenciamento. Já a ratificação ou retificação será feita durante o evento no dia 28 de janeiro, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

11/01/2019
Casos de feminicídio são frequentes, mas Bolsonaro quer retirar tema de gênero das escolas

Catorze mulheres perderam a vida por feminicídio somente nos primeiros sete dias de 2019 no Brasil. Um levantamento do "Brasil de Fato" chegou a apontar 21 casos nos primeiros nove dias de 2019. Os assassinos: maridos, ex-maridos, companheiros, namorados, ex-namorados.

10/01/2019
Previdência com capitalização de Paulo Guedes causou tragédia social no Chile

O ministro da economia Paulo Guedes quer incluir o regime de capitalização na Reforma da Previdência. Caso essa proposta seja aprovada, cada trabalhador contribuirá individualmente para sua própria aposentadoria, por meio de instituições privadas. Não haverá contribuição patronal nem quaisquer garantias de recebimento de aposentadoria digna no futuro. O exemplo de Guedes é o Chile, país onde 90% dos aposentados recebem menos de um salário mínimo.

10/01/2019
Saída de Pacto Global de Migração aprofundará xenofobia no país

O Brasil deixou o Pacto de Migração da Organização das Nações Unidas (ONU) que, entre outras medidas, previa a garantia de proteção dos migrantes e integração no país no qual buscam refúgio. Essa é mais uma decisão de extrema direita e cruel do governo de Jair Bolsonaro (PSL), pois agravará a situação já caótica de trabalhadoras (res) que tentam melhores condições de vida aqui no Brasil.

10/01/2019
Jair Bolsonaro volta atrás e cancela suspensão da reforma agrária

Cinco dias após suspender a política de reforma agrária no país, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) voltou atrás e cancelou a paralisação. A suspensão prejudicava a criação de assentamentos rurais e a titulação de territórios quilombolas em todo o país.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]