Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
18/03/2019
Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social será relançada

A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social será relançada na próxima quarta-feira (20), no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, às 9h, em Brasília (DF). A Frente reúne mais de uma centena de sindicatos, associações, federações e centrais sindicais e dezenas de deputados federais e senadores, entre elas o ANDES-SN.

18/03/2019
Governo retira de tramitação Projeto Lei que previa criação de universidades no Amazonas

O governo federal decidiu retirar de tramitação o Projeto de Lei (PL) 11279/19, que aguardava análise na Câmara dos Deputados, e trata de diversos temas ligados à administração da educação pública federal, entre eles a criação de universidades a partir do desmembramento da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A mensagem, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e publicada nesta segunda-feira (18) no Diário Oficial da União (DOU), não informa os motivos da retirada. O envio do PL foi divulgado na mensagem n. 799 de Michel Temer (MDB), publicada no último dia de 2018, no DOU.

18/03/2019
Acusado de assassinar Marielle fez pesquisa sobre docente após atrito com Flávio Bolsonaro

O professor da rede estadual de ensino e diretor do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP 210) em Belford Roxo (RJ), Pedro Mara, pediu afastamento do cargo para seguir “protocolo de segurança”. O motivo foi a divulgação na mídia de que um dos acusados de assassinar Marielle Franco e Anderson Gomes, fez pesquisas na internet sobre o professor após um atrito dele com o senador Flávio Bolsonaro (PSL), filho do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL).

18/03/2019
ADUA ajuíza ação para barrar medida que tenta enfraquecer sindicatos

A assessoria jurídica da Seção Sindical dos Docentes da Ufam (ADUA-SSind.) protocolou, no último dia 13, um pedido de tutela de urgência na Justiça Federal contra a Medida Provisória (MP) 873/19 de Jair Bolsonaro (PSL). O objetivo da ação é manter a contribuição voluntária dos sindicalizados e sindicalizadas via desconto da mensalidade sindical em folha de pagamento. O processo 1001603-65.2019.4.01.3200 foi distribuído e encontra-se pronto para despacho na 1ª Vara Federal.

15/03/2019
Plantão jurídico da ADUA tem data alterada

A ADUA-SSind. informa que não haverá Plantão Jurídico na quinta-feira (21), na sede da Seção Sindical. O atendimento aos sindicalizados e sindicalizadas será feito na sextas-feira (22), das 9h às 12h.

15/03/2019
Já são cinco as ações no STF contra MP de Bolsonaro sobre contribuição sindical

Já são cinco as ações de inconstitucionalidade ajuizadas no Supremo Tribunal Federal (STF), em uma semana, contra a Medida Provisória (MP) 873/19 que reforçou a não obrigatoriedade da contribuição sindical, e passou a exigir que o seu recolhimento seja feito, apenas, por boleto bancário ou equivalente eletrônico encaminhado à residência de quem autorizou previamente a cobrança, não valendo, portanto, o desconto em folha.

15/03/2019
Painel do ANDES-SN sobre Reforma da Previdência é transmitido ao vivo nesta sexta

O ANDES-SN realizará o painel “Contrarreforma da previdência e seus impactos para a carreira docente” nesta sexta-feira (15). O evento terá a presença de Sara Granemann, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Leandro Madureira, membro da Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do Sindicato Nacional.

15/03/2019
Seminário Internacional “Universidade, Ciência e Classe em uma era de crises” do ANDES-SN será em abril

O ANDES-SN está organizando o Seminário Internacional “Universidade, Ciência e Classe em uma era de crises”. O seminário ocorrerá nos dias 10 e 11 de abril, no auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (Adunb – Seção Sindical do ANDES-SN), no Distrito Federal. As inscrições para participar do seminário devem ser realizadas até 1° de abril por meio do email secretaria@andes.org.br.

15/03/2019
Sindicato Nacional orienta docentes sobre adesão ao Funpresp

Diante do prazo final para migração dos docentes federais ao Funpresp, o ANDES-SN divulgou a Circular 78/19, com orientações à categoria. O Funpresp é um fundo de pensão para servidores públicos federais que investe as contribuições mensalmente no mercado financeiro. As contribuições são definidas, mas o retorno não. Quem aderir ao Funpresp assina um contrato no qual admite não receber aposentadoria alguma caso os investimentos do fundo deem errado.

15/03/2019
Manifestações em várias partes do mundo cobram justiça para Marielle e Anderson

Em 14 de março de 2018, Marielle Franco foi brutalmente assassinada a tiros junto com o seu motorista, Anderson Gomes. O crime ocorreu no bairro do Estácio, na cidade do Rio de Janeiro, quando a vereadora do PSol saía de uma atividade com mulheres no centro do Rio.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]