Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
18/08/2017
Entidades denunciam esquema fraudulento de geração de dívida pública

A Auditoria Cidadã da Dívida, com apoio de várias entidades sindicais, chama atenção dos trabalhadores e da sociedade em geral para o combate a um esquema fraudulento de geração de dívida pública de que tratam projetos de lei em trâmite no Congresso Nacional, a exemplo dos PLS 204/2016 no Senado e do PLP 181/2015 e do PL 3337/2015 na Câmara Federal.

18/08/2017
Fórum aprova moções de repúdio contra o desmonte do serviço público

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) aprovou uma série de moções contra o desmonte do serviço público promovido pelos governos federal e estadual, precarizando ainda mais a situação dos trabalhadores e dos usuários desses serviços. A decisão por aprovar esses textos de repúdio foi tomada durante encontro realizado nos dias 4 a 6 de agosto deste ano.

18/08/2017
Cálculo define número de representantes do ANDES no 3º Congresso da CSP-Conlutas

Foi alterado o cálculo para chegar ao número de professores representantes de cada seção sindical no 3º Congresso da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), que irá ocorrer de 12 a 15 de outubro. A mudança foi definida durante o 62º Conselho do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Conad), realizado em julho deste ano. Conforme o estatuto da Central, a fórmula considera, agora, o número de professores da base.

18/08/2017
Medidas de ajuste fiscal de Temer impactam Regime Próprio de Previdência do Servidor Público

As medidas de ajuste fiscal do governo ilegítimo de Michel Temer irão causar uma série de impactos no Regime Próprio de Previdência do Servidor Público (RPPS). A análise dessas consequências foi apresentada pela assessoria jurídica do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), durante a Jornada de Mobilizações de Aposentados e Aposentadas, que teve início no dia 16 e encerra nesta sexta-feira, dia 18, em Brasília (DF).

18/08/2017
Professores das Ifes discutem impactos da Emenda Constitucional 95/2016

Os impactos da Emenda Constitucional 95/2016 no serviço público e na Educação Federal é um dos temas debatidos, nesta sexta-feira (18), durante reunião do Setor dos docentes da Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). O encontro ocorre de 9h às 18h (horário de Brasília), na Sede da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), na capital federal (DF).

17/08/2017
PL que cria Fundo Patrimonial nas IES tramita em caráter conclusivo na Câmara

Após sete meses parado na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados, o Projeto Lei (PL) 4643/12, que cria o Fundo Patrimonial (endowment fund) nas instituições federais de ensino superior, voltou a tramitar na Casa. No último dia 9, foi aprovado na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

17/08/2017
Tem início a Jornada de Mobilização de Aposentados e Aposentadas do ANDES-SN

Dezenas de docentes participaram, na manhã desta quarta-feira (16), da abertura da Jornada de Mobilização de Aposentados e Aposentadas, na sede do ANDES-SN, em Brasília (DF). Com o tema “Previdência e perdas históricas dos direitos de aposentadoria”, a Jornada é uma deliberação do 36º Congresso do Sindicato Nacional, realizado em janeiro deste ano na cidade de Cuiabá (MT). O evento ocorre até sexta-feira (18).

16/08/2017
A contrarreforma do Ensino Médio é mais um ataque à Educação Pública, diz doutora em Educação

Implementada via Medida Provisória (MP) e sancionada no dia 16 de fevereiro deste ano, a contrarreforma do Ensino Médio dá destaque ao ensino técnico, flexibiliza o conteúdo das disciplinas e cria “itinerários formativos” sem deixar claro o que isso significa exatamente, além de prescindir das contribuições da sociedade. Não é à toa que o tema, quase seis meses após a publicação da lei, ainda gera discussão.

15/08/2017
Há um estrago colossal na Universidade, diz professor da UFRGS

O corte de recursos do Ministério da Educação para o sistema público de ensino superior está afetando duramente o dia a dia das universidades, paralisando pesquisas e colocando em ameaça a sobrevivência dos institutos federais.

15/08/2017
Brasileiros saem às ruas em defesa da educação pública e gratuita

A data, na qual se comemora o Dia do Estudante, foi incluída novamente no calendário de lutas do ANDES-SN após deliberação no 62º Conad.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 3088-7009 / 3305-4103.
E-mail: aduass@uol.com.br [Ver Mapa de Localização]