Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
19/09/2019
Docentes do ICSEZ aprovam adesão à greve de 48 horas

Os/As docentes do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ) da Ufam, em Parintins, aprovaram em assembleia descentralizada, realizada nesta quinta-feira (19), a adesão à Greve Geral da Educação de 48 horas, nos dia 2 e 3 de outubro.

19/09/2019
ANDES-SN emite nota sobre a conjuntura política e econômica do Brasil

A crise estrutural do Capital aprofunda as desigualdades sociais, a exploração do(a) trabalhador(a) e a reestruturação do Estado, circunstâncias nas quais o liberalismo econômico se fortalece por meio da retirada de direitos.

19/09/2019
ADUA adota medidas após Ufam suspender licenças para capacitação

Com a publicação do decreto nº 9991/2019, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) suspendeu a tramitação de processos e solicitações de afastamentos para ações de desenvolvimento e licenças para capacitação. A decisão foi publicada no Ofício Circular nº 005/2019/Progesp/Ufam, no último dia 13. Em razão disso, a ADUA adotou uma série de medidas.

19/09/2019
Dirigentes de universidades públicas entregam manifesto contra o corte de verbas

Vinte e quatro reitores de universidades federais brasileiras levaram, no último dia 17, ao Plenário da Câmara dos Deputados um manifesto da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), cobrando o “diálogo responsável” entre o governo federal e as universidades federais.

19/09/2019
ANDES-SN emite nota em apoio aos trabalhadores dos Correios

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior– ANDES-SN, declara sua solidariedade à(o)s trabalhadore(a)s da Empresa Brasileira de Correios, Telégrafos e Similares, a conhecida Correios, que a partir do último dia 11 de setembro, decidiram corajosamente por iniciar uma greve nacional, que rapidamente se demonstrou como a maior realizada pela categoria nos últimos anos, a qual teve duração até ontem, dia 17/09, quando foi decidida, de forma comum por todas as assembleias de base, a suspensão da mesma e instauração de Estado de Greve até que os acordos ajuizados sejam cumpridos.

18/09/2019
Entidades da educação encaminham nota às centrais sindicais

Desde a ascensão do governo de extrema direita ao poder, liderado pelo presidente da república Jair Bolsonaro, a sociedade brasileira tem sofrido um profundo retrocesso no que tange aos direitos sociais historicamente conquistados.

18/09/2019
Trabalhadores em Educação aprovam estado de greve e preparam paralisação de 48h

Trabalhadores e trabalhadoras técnico-administrativos em Educação das diversas universidades e institutos federais do país, representados pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), deliberaram, em plenária nos dias 14 e 15, pela construção de uma Greve Nacional. A categoria aprovou estado de greve e definiu um calendário de mobilizações para construção de paralisação por tempo indeterminado.

18/09/2019
MEC prepara cartilha contra manifestações político-partidárias em universidades

De acordo com o MEC, o objetivo é orientar “cidadãos, servidores e gestores” sobre a conduta adequada para evitar “possíveis ilícitos que envolvam os movimentos político-partidários nas instituições públicas de ensino da esfera federal”.

17/09/2019
Estudantes da UFC mantém ocupação em protesto

A resistência militante entre estudantes e professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) segue firme. Após intervenção de Bolsonaro na lista tríplice, Cândido Albuquerque que foi o terceiro colocado na votação, recebendo 610 votos, mais de 7 mil atrás do primeiro colocado, um total de 5% de votos, foi impedido de assumir o cargo após a ocupação da comunidade acadêmica.

17/09/2019
Consuni da UFU rejeita o “Future-se”

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) rejeitou o programa “Future-se” após reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) no último dia 13. O programa, criado pelo Ministério da Educação (MEC) busca sucatear o ensino público e mercantilizar a autonomia universitária.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]