Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
17/05/2019
Sindicato Nacional divulga nota sobre o Decreto 9.794 de 2019 e em defesa da autonomia universitária

O ANDES-SN repudia o decreto 9.794, de 14 de maio de 2019, de iniciativa da Presidência da República. Esse decreto, dentre outras medidas, transfere para a Presidência da República, para a Casa Civil e para o MEC a indicação de pró-reitore(a)s, decano(a)s, diretore(a)s de centros ou campi e outro(a)s dirigentes das instituições universitárias. Trata-se de um nítido ataque à autonomia universitária e à Constituição Federal, pois viola os artigos 5, 37 e 207 da Constituição, assim como as leis 5.540/1968 e 8.112/1990.

17/05/2019
ANDES-SN analisa ação contra decreto de Bolsonaro sobre nomeação de cargos nas universidades

O Sindicato Nacional analisa, juntamente com sua Assessoria Jurídica Nacional (AJN), entrar com uma ação na Justiça contra Decreto nº 9.794/19, de 14 de maio de 2019, que concede à Secretaria de Governo (Segov) de Bolsonaro a atribuição de avaliar indicações para postos de segundo e terceiro escalão, reitores de instituições federais de ensino e para funções no exterior.

16/05/2019
Milhares participam da Greve Nacional da Educação no Amazonas

No Amazonas, milhares de pessoas participaram da Greve Nacional da Educação, nesta quarta-feira (15 de maio). Foram registrados atos na capital e em municípios do Estado onde há institutos da Universidade de Federal do Amazonas (Ufam). Aulas públicas, manifestações artísticas e passeatas na chuva foram algumas mobilizações organizadas por estudantes, trabalhadores e trabalhadoras da Educação, e a sociedade em geral. A ADUA apoiou, organizou e participou das atividades.

14/05/2019
Bolsonaro corta mais de 30 bolsas de mestrado e doutorado na Ufam

A gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL) bloqueou de forma generalizada bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorados oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Conforme relatos de coordenadores de programas, os cortes foram de bolsas que pertenciam a alunos que apresentaram seus trabalhos recentemente e seriam destinadas a estudantes aprovados em processos seletivos concluídos ou em andamento. Os financiamentos foram retirados do sistema do órgão de fomento ligado ao Ministério da Educação (MEC).

14/05/2019
Greve da Educação: Trabalhadores/as e estudantes da Ufam, UEA, Ifam, Semed e Seduc param no dia 15

Estudantes, técnicos-administrativos, professores e professoras da Ufam, UEA, Ifam, Semed e Seduc irão parar as atividades nesta quarta-feira (15) no Amazonas. Os trabalhadores e trabalhadoras aderiram à Greve Nacional da Educação contra os ataques à educação do governo Bolsonaro. Em coletiva de imprensa na manhã desta terça, representantes dos comandos de greve apresentaram os motivos da participação na paralisação nacional e divulgaram a programação completa para o dia 15.

13/05/2019
Entidades nacionais de Educação divulgam carta aberta à sociedade sobre os ataques à educação no Brasil

A educação é parte fundamental da vida dos indivíduos que vivem em sociedade. Esta não se restringe apenas a um período específico da vida humana que é predeterminado pela forma de pensar da época, pelo contrário, é extremamente abrangente no que diz respeito à formação da própria sociedade; formação no sentido do desenvolvimento da consciência, da personalidade, da moralidade e na própria valoração das situações e momentos de interação destes indivíduos uns com os outros e com o mundo a sua volta.

13/05/2019
Comandos dos docentes, técnicos e estudantes da Ufam convocam Coletiva de Imprensa

Representantes dos Comandos dos Docentes, Estudantes e Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) convocam coletiva de imprensa, nesta terça-feira (14), às 9h30, no auditório da Seção Sindical dos Docentes da Ufam (ADUA-SSind.), no campus universitário, em Manaus.

13/05/2019
Docentes, estudantes e técnicos da Ufam aprovam Manifesto em Defesa da Educação Pública

Docentes, estudantes e técnicos e técnicas-administrativos em Educação da Universidades Federal do Amazonas (Ufam ) aprovaram em Assembleia Comunitária, na última sexta-feira (10), o "Manifesto Em Defesa da Educação Pública 15 de Maio - Greve Geral da Educação!" .

10/05/2019
Boleto da contribuição sindical da ADUA começa a ser enviado

A ADUA-SSind. informa que o boleto referente a contribuição sindical voluntária começou a ser enviado para os e-mails dos sindicalizados e sindicalizadas que apresentaram a ficha de autorização de desconto até o dia 3 maio.

10/05/2019
Estudantes da Ufam programam atos para o dia 15 - Greve Nacional da Educação

Estudantes de universidades, institutos e escolas têm realizando uma série de manifestações por todo o país contra os cortes de recursos para educação do governo Bolsonaro. A comunidade discente estará junto com os professores na Greve Nacional da Educação, no dia 15.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 98138-2677.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]