Links Úteis
 
 
 
 
 
 
Notícias
17/11/2017
Técnico-administrativos em educação das universidades federais entram em greve

Os técnico-administrativos em educação (TAEs) das universidades federais entraram em greve no último dia 10. Entre as pautas da categoria estão a defesa da educação e dos serviços públicos, além do combate ao Programa de Desligamento Voluntário (PDV), ao aumento da contribuição previdenciária para servidores e à Reforma da Previdência. A paralisação por tempo indeterminado foi aprovada em uma plenária nacional da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), no Rio de Janeiro, no dia 22 de outubro.

16/11/2017
Professores são convocados para caravana a Brasília em defesa do serviço público

Se o governo Temer não dá mostras de que pretende recuar em relação à retirada de direitos, os trabalhadores não abrirão mão de lutar contra retrocessos. Depois de um Dia Nacional de Lutas, Mobilizações e Paralisações, realizado no dia 10 de novembro em todo o país, os servidores públicos voltam atenção para a capital federal e planejam uma caravana para o dia 28 deste mês, para denunciar todos os ataques orquestrados contra a classe trabalhadora.

16/11/2017
ANDES-SN divulga moção de repúdio contra a perseguição a professor da UFOP

Conforme um trecho do documento, "a acusação é em desobediência em virtude de uma decisão proferida no ano de 2013, por um juiz federal do Maranhão, que “cassou” o Programa de extensão: Centro de difusão do marxismo (CDC-UFOP), vinculado ao Curso de Serviço Social, que organizava e articulava ações de extensão - que contemplavam as dimensões de ensino, pesquisa e extensão, próprias a uma Universidade Federal Pública. O Centro de Difusão do Comunismo foi fechado e agora o mesmo professor enfrenta nova perseguição/ação por continuar a pesquisar e ensinar tendo o marxismo como fundamento teórico-metodológico".

15/11/2017
Coletivo jurídico do ANDES-SN reunirá dias 24 e 25 de novembro

Diante de tantos ataques aos direitos do trabalhador, orquestrados pelo governo Temer com o apoio do Legislativo e Judiciário, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) promove nos dias 24 e 25 mais um encontro do Coletivo Jurídico na sede da entidade, em Brasília (DF), para discutir as estratégias jurídicas em defesa da classe trabalhadora.

14/11/2017
Congresso do ANDES-SN tem local definido e recebe contribuições para Caderno de Textos

O 37º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) já tem local definido. O encontro será realizado em Salvador (BA), de 22 a 27 de janeiro do próximo ano. Conforme o documento, as plenárias serão realizadas no teatro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e os grupos mistos serão realizados nas dependências do Departamento de Ciências da Vida 2. As informações constam na Circular 393/17, do ANDES.

14/11/2017
ANDES informa programação de recesso de fim de ano

Em função das festividades de final de ano, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) informa programação relativa ao recesso na sede e nos escritórios regionais do Sindicato Nacional. Seguem as datas: 21 de dezembro (5ª feira) – último dia de trabalho em 2017; 22 de dezembro (6ª feira) – início do recesso; 1º de janeiro (2ª feira) – último dia do recesso e 2 de janeiro (3ª feira) – início das atividades em 2018.

14/11/2017
Adoecimento docente é intensificado com ataques aos direitos sociais

O aumento da carga de trabalho, a precarização das condições de trabalho, a mercantilização do ensino, a expansão desordenada das instituições de ensino superior e o produtivismo são algumas das fontes relevantes de sofrimento no trabalho docente, conforme o resultado de pesquisas realizadas com a categoria no país. Os levantamentos, ainda escassos, mostram um cenário preocupante enfrentado por professores, que sofrem desde reações alérgicas a giz e distúrbios vocais, passando por estresse, assédio moral, depressão e até casos de suicídio.

14/11/2017
Milhares de trabalhadores protestaram no Dia Nacional de Lutas

Pelo quatro cantos do país, ocorreram protestos de milhares de trabalhadores dos setores público e privado, no dia último 10, Dia Nacional de Lutas, Mobilizações e Paralisações. Os manifestantes foram às ruas dizer “não” à Reforma Trabalhista (Lei 13.467/17), do governo Temer, que altera cem pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

13/11/2017
Em nota, centrais convocam paralisação nacional caso Reforma da Previdência vá à votação

A proposta foi aprovada simbolicamente pelos mais de 10 mil manifestantes presentes no ato.

13/11/2017
Experiências internacionais marcam seminário sobre sistema da dívida pública

O evento foi realizado pela Auditoria Cidadã da Dívida, entidade que atua reivindicando a realização de uma auditoria da dívida pública no Brasil, que atualmente consome quase metade do orçamento da União.

Av. General Rodrigo Otávio, 3000, Campus Universitário, Coroado.
CEP 69080-005 Manaus, AM. Fone/Fax (92) 3088-7009 / 3305-4103.
E-mail: aduasindicato@gmail.com [Ver Mapa de Localização]