Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  00/00/0000 - por



Um exemplo de professora de inglês



Quando se fala em professora de inglês, em Manaus, um dos primeiros nomes de que nos lembramos é o de Isabel Gomes da Silva, que, ao lado de professores como, Ruy Alencar, Michiles, Alcides, Daniel, Helena, Dilma, Roberto Vieira, Edilberto, Gil, Lenise, e tantos outros, é responsável pelo aprimoramento na língua inglesa de várias gerações de alunos, assim como pela formação de muitos dos professores dessa língua que lhe sucederam.

Acreditando que os mestres do passado são de grande importância na cadeia que forma a educação, uma vez que uma geração de professores é sucedida por outras mais jovens, as quais, muitas vezes, recebem a influência dos mais antigos, achamos que, neste Dia do Professor, seria apropriado prestar homenagem a um antigo mestre. Assim, escolhemos Miss Isabel, como é carinhosamente conhecida a Professora Isabel, considerada uma lenda vida do ensino-aprendizagem de línguas em Manaus.

Para isso, achamos necessário fazer uma volta ao passado, caminhar, rapidamente, pelos primórdios do ensino de inglês em nossa cidade, e, parar nos tempos atuais, quando visualizamos Miss Isabel em sala de aula, ocupada em passar conhecimentos aos seus alunos, primeiro, no Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (ICBEU), do qual é uma das fundadoras, depois de ter sido membro do English Speaking Club, do qual faziam parte os intelectuais do lugar, preocupados em aprender inglês ou aprimorar os conhecimentos que dessa língua já possuíam.

A trajetória de Miss Isabel no ensino de inglês ressalta sua atuação no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), no Colégio Estadual do Amazonas, e, finalmente, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde ela tantos anos labutou, atuando no Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras (DLLE) como professora de língua inglesa, assim como Chefe do Departamento, em pelo menos uma gestão. Ressalta-se, também, sua contribuição à Comissão do Vestibular (COMVEST) da UFAM, trabalho que realizou brilhantemente.

Em todas as escolas onde Miss Isabel ensinou, são unânimes os depoimentos dos observadores sobre as qualidades do bom professor que ela possui. Seu perfil de professora compreende um profundo conhecimento da língua inglesa. Sabe-se que conhecer bem sua matéria de ensino é a qualidade primeira do bom professor. Afinal, só se pode ensinar o que se sabe. Assim, a competência lingüístico-comunicativa de Miss Isabel é, sem dúvida, inquestionável. Miss Isabel, todos sabemos, sempre foi uma estudiosa da língua inglesa, nunca parando de estudar, estando sua mente aberta à pesquisa sobre a língua e na língua, sempre com o intuito de compartilhar seus conhecimentos com os alunos. Como Cora Coralina, ela acredita que felizes são aqueles que ensinam o que sabem e aprendem com o que ensinam. Agora mesmo, Miss Isabel está engajada na elaboração de um manual de fonética da língua inglesa, que ela deseja publicar em futuro próximo, e que, certamente, será de grande ajuda a alunos e pesquisadores. Que, mais uma vez, seu exemplo sirva de estímulo aos mais jovens.

Além das qualidades intelectuais, Miss Isabel é detentora de qualidades humanas indispensáveis ao bom professor. Sim, porque não basta para um professor ser sabido na matéria; é preciso que ele seja, também, humano, e que conheça a arte de transformar a sala de aula em um ambiente prazeroso. Miss Isabel acredita, com razão, que uma boa interação em sala de aula motiva os alunos a progredir na língua. Assim, ajudar seus alunos a aprender inglês em um ambiente agradável, superando os bloqueios e as ansiedades tão comuns no aprendiz, tem sido uma missão de vida para Miss Isabel. E, uma vez que os alunos sempre foram sua prioridade, seu intento também sempre foi levá-los a comunicar-se na língua com desenvoltura. Em suma, seu magistério foi marcado pela amizade e respeito aos seus alunos, sentimentos mesclados com a firmeza natural da boa professora.

Finalmente, mas não menos importante, havemos de ressaltar o amor que Miss Isabel sempre demonstrou por sua profissão. Sua competência profissional está acima de qualquer crítica. Mesmo depois de aposentar-se de suas tarefas de ensino, na UFAM, Miss Isabel provou que gosta de ensinar, pois continuou a dar aulas na escolinha, A Meta, que fundou para ajudar os mais necessitados, desejosos de aprender inglês. Esse amor pela língua inglesa e por seu ensino, Miss Isabel passou a muitos de nós, seus antigos alunos, os quais, certamente, lembrar-se-ão dela, sempre, com profundo respeito e carinho, além de gratidão pelo que ela lhes fez aprender.

Para concluir, resta-nos agradecer a Miss Isabel, pelo privilégio de tê-la tido como professora, formadora, e, posteriormente, como colega de trabalho.

*Raimundo Lopes Filho é professor da Ufam e engenheiro; atualmente é membro do Conselho Diretor da FUA



Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL