Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  27/02/2020 - por Marcelo Seráfico



A aliança dos pervertidos em crise



 

 

O Congresso se revela um entrave para as pretensões bolsonaristas. Isto porque Bolsonaro põe contra si a maioria dos parlamentares, os agentes do mercado e, cada vez mais, porções significativas dos que o elegeram. Isola-se entre seus seguidores e se sustenta na possibilidade de acirrar os ânimos de sua tropa. Se o medo foi uma ferramenta para sua eleição, tornou-se um meio de governar. Bolsonaro e os seus são pervertidos sem qualquer restrição em expor suas perversões em praça pública.

 


Por isso, considero que, apesar de ser muito grave ter um presidente assim, mais grave ainda é a existência de uma multidão que o apoia, pois significa termos milhões de pessoas entre nós desejosas de liquidar - objetiva ou metaforicamente - quem não se submeta a suas ideias e interesses. Essa gente foi alimentada com os restos da ditadura militar, com a podridão da crise que não acaba e com a frustração dos governos do PT. É uma gente que vê a sociedade como uma selva e, sobrevivendo em condições muito precárias, uns se julgam mais capazes para se adaptar se a lei do mais apto se impuser; outros não tem predadores e lhes basta nutrir e acompanhar a destruição nos estratos mais baixos e rebaixados da cadeia alimentar.

 


Esse encontro mórbido do lumpen com a classe média precarizada e a burguesia pariu Bolsonaro. Criá-lo, porém, talvez seja tarefa impossível.

 


Somadas as perversões, alguém terá que ser sacrificado. O lumpen já era. Resta saber até quando a classe média e a burguesia aguentam submeter suas perversões às do presidente.

 

 

Marcelo Seráfico é professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas







Galeria de Fotos
 




energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL